As Enzimas Cardíacas
Por: Camila Simsen • 5/10/2019 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
Bioquímica Clínica
Aula 4 – Enzimas Cardíacas - Questões
1. Se as enzimas CK, CK-MB e LDH tiverem seus valores aumentados é possível afirmar que se trata de infarto?
Resposta: é possível afirmar que provavelmente pode ser um infarto, entretanto a alteração destas enzimas, isoladamente, pode ocorrer em outras situações clínicas. A CK pode estar alterara em distúrbios físicos ou em praticantes de atividades físicas intensas, por exemplo. A CK-MB é específica do coração, mas pode sofrer interferências na dosagem, se utilizados kits enzimáticos, devendo ser investigadas a presença de macromoléculas. A LDH pode estar aumentada na ocorrência de multiplicação celular de origens diversas, como em cânceres, por exemplo. O ideal é confirmar com outra enzima específica do coração, como a mioglobina ou as troponinas I e/ou T.
2. O que deve ser feito se a dosagem da amostra de um homem adulto apresentar os seguintes resultados:
a. CK: 152 U/L
b. CK-MB: 103 U/L
Resposta: o valor da CK-MB deve ser confirmado buscando-se verificar se há macromoléculas. Neste caso a amostra deve ser colocada em temperatura entre 56 e 60ºC para desnaturação das enzimas e posterior dosagem das macromoléculas. O resultado final será obtido subtraindo-se o valor das macromoléculas da dosagem inicial.
Nos casos em que não há redução de valores e, eliminada a possibilidade de interferência pela coleta (hemólise, p.ex.) deve-se, então, investigar a possibilidade de ocorrência de alguns tipos de cânceres.
3. O que é uma reação enzimática e qual a temperatura ideal para sua realização?
Resposta: a reação enzimática é uma reação onde há a participação de enzimas e permite que se visualize a quantidade de enzimas presentes a partir da velocidade da reação. Quanto mais enzimas, mais rápida será a reação. A temperatura ideal é a do corpo: entre 36,5ºC e 37ºC. Temperaturas maiores podem aumentar a reação ou até desnaturar as enzimas e temperaturas menores podem reduzir a atividade enzimática.
4. Quais as consequências da elevação da temperatura do soro para 60ºC para a dosagem de enzimas?
Resposta: desnaturação das enzimas. Elas ficam inutilizadas de forma irreversível.
...