Deixo claro
Por: Nmalves • 8/8/2015 • Trabalho acadêmico • 928 Palavras (4 Páginas) • 1.118 Visualizações
[pic 1]
Curso de Biomedicina
Relatório de Microbiologia Clinica
Urocultura
Relatório apresentando a disciplina
de Microbiologia Clinica do curso
de Biomedicina da Universidade UNA
Professora: Luciene Franca Reis Paiva
Belo Horizonte
2014
Introdução
A cultura da urina é o exame escolhido para o diagnostico das infecções urinarias como os casos de pielonefrite – infecção dos rins ou cistites de difícil tratamento e que respondem mal aos antibióticos mais comuns. Este exame, além de identificar qual a bactéria responsável pela infecção, oferece informações sobre quais os antibióticos terão efeito ou não para determinada bactéria. (ALVES, 2011)
As infecções bacterianas geralmente são adquiridas por vias ascendentes, da uretra para a bexiga.
A infecção pode, então, atingir os rins. Ocasionalmente as bactérias que infectam o trato urinário podem atingir a corrente sanguínea e causar sepse. Menos comumente a infecção resulta da propagação da bactéria pela via hematogênica atingindo os rins, com o tecido renal sendo o primeiro componente do trato a ser afetado.
As infecções ascendentes do trato urinário são comumente causadas por bacilos Gram negativos como E. coli.
Outros membros das Enterobacteriaceae também estão envolvidos. Proteus mirabilis está freqüentemente associado com cálculos urinários, provavelmente porque este microrganismo produz uma potente uréase que atua na uréia para produção de amônia, tornando a urina alcalina; Klebsiella, Enterobacter, Serratia spp. e Pseudomonas aeruginosa são microrganismos mais freqüentemente encontrados em infecções adquiridas em hospitais, uma vez que a resistência destas bactérias aos antimicrobianos favorece sua seleção em pacientes hospitalizados.
Entre as bactérias Gram positivas, o Staphylococcus saprophyticus parece ter uma propensão peculiar em causar infecções em mulheres jovens, sexualmente ativas, enquanto que Staphylococcus epidermidis e algumas espécies de Enterococcus estão mais freqüentemente associadas com infecções urinárias em pacientes hospitalizados, e nestes casos a múltipla resistência aos antimicrobianos pode dificultar o tratamento. Mais recentemente espécies capnofílicas (microrganismos que crescem melhor em ar enriquecido com CO2), incluindo corinebactérias e lactobacilos, foram descritas como possíveis causas de infecção urinária. Por outro lado, os anaeróbios obrigatórios raramente estão envolvidos neste tipo de infecção. (PAIVA, 2015)
O grande problema da urina é que se leva pelo menos 48 horas para se identificar a bactéria, como as cistites são tratadas com três dias de antibióticos, muitas vezes o resultado do exame so é liberado depois que a doença já foi tratada. Lembrando que não adianta colher a urocultura se o antibiótico já tiver sido iniciado. Neste caso, a medicação utilizada pode impedir o crescimento das bactérias no laboratório. (ALVES, 2011)
Outros fatores que contribuem para a instalação de uma infecção urinária são a diabetes e a manipulação do trato urinário inferior (uso de cateter).
A cultura de urina ou urocultura é sempre solicitada quando existe uma hipótese de infecção do trato urinário. (PAIVA, 2015)
OBJETIVOS
Aprendizado na realização da urocultura e verificação da presença de bactérias na amostra de urina usadas, caso estivesse positiva para infecção.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1º Dia:
- Procedimento realizado em local limpo em torno do bico de Bunsen
- Plantio primário da urina em Agar Cled nº 302 e nº 318utilizando alça calibrada.
- Plantio de Gram de gota de urina não centrifugada, nas lâmina nº 302 e o nº 318.
- Realizar o Gram da colônia em paralelo e examinar o esfregaço.
2º Dia:
- Analisar o crescimento do plantio realizado no dia anterior, verificando a técnica de plantio e exame macroscópico.
- Anotar resultados para comentários na próxima aula pratica.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foi observado no experimento que na lâmina de nº 302 não foram visualizadas bactérias coráveis ao gram, já na lâmina 318 foram visualizados vários bastonetes Agar Cled foi colocada a gota de urina para o crescimento com os nº 318 e 302. Na placa contendo o nº 302 não fora encontrados conteúdos microbiológicos, observou-se contaminação da mesma. Já na placa de nº 318 foram encontradas colônias de bactérias fermentadoras de lactose com quantidade superior a 100.000 UFC/ml
...