Metabolismo de Lipifoes
Por: VGSO • 25/11/2018 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
DIGESTÃO, METABOLISMO E TRANSPORTE
Apenas a classe dos mamíferos consegue sintetizar os compostos lipídicos necessários para o funcionamento do organismo. Sendo assim, a digestão de uma pequena parte desses compostos começa pela boca, com a ação da enzima Lipase Lingual; logo após passar pelo estômago, outra parte é digerida pela enzima Lipase Gástrica. À medida que os lipídios passam pelo estômago em direção ao duodeno, começa-se a digestão propriamente dita, onde se tem a ação dos sais biliares e do suco pancreático. Dessa forma, as gorduras são emulsionadas e convertidas em micelas de triacilgliceróis, facilitando a ação das enzimas lipases intestinais. Estas hidrolisam os triglicerídeos, que liberam como produto o glicerol e os ácidos graxos. As triglicérides junta-se ao colesterol e as apolipoproteínas formando o quilomícron que serão conduzidas ao sistema linfático e pela corrente sanguínea para os tecidos. Os ácidos graxos serão oxidados como suprimento de energia ou será reesterificado para armazenagem. Os principais órgãos que metabolizam os lipídeos são o fígado e o coração, este último o metaboliza como geração de energia. O fígado leva os lipídeos metabolizados para o cérebro em forma de compostos cetônicos, já que esse órgão não consegue metabolizar, mas transforma ácido nítrico em acetil-CoA.
METABOLISMO DO COLESTEROL
O colesterol é uma importante molécula biológica que é transportada pela corrente sanguínea em forma de lipoproteínas é extremamente importante, já que está presente na estrutura das membranas plasmáticas das células. A absorção do colesterol é feita nas mucosas da parede do intestino juntamente com outros lipídeos.
Este composto orgânico e hidrofóbico é importante para a síntese de hormônios esteroides (incluindo hormônios sexuais e hormônios feitos no córtex adrenal), para a síntese de sais biliares e de vitamina D. A taxa de colesterol dá-se por mecanismos homeostáticos: quanto maior a ingestão, menor será sintetizada pelo fígado.
A biossíntese ou metabolismo do colesterol ocorre no citosol, no RER (retículo endoplasmático rugoso) e no REL (retículo endoplasmático liso) de todas as células nucleadas, envolvendo também enzimas. A síntese desse composto inicia-se a partir do grupo acetil – CoA (este derivado de uma reação de oxidação, todas as reações de redução da biossíntese do colesterol utilizam o NADPH como cofator.), tal processo ocorre em cinco fases:
1. Acetil-CoAs são convertidos em 3-hidroxi-3-metilglutaril-CoA (HMG-CoA)
2. HMG-CoA é convertido em mevalato
3. Mevalonato é convertido na molécula baseada em isopreno, isopentenil pirofosfato (IPP)
4. Moléculas IPP são convertidas em esqualeno
5. Esqualeno é convertido em colesterol.
...