O Carboidratos e Lipídeos
Por: Beatriz5175 • 9/11/2017 • Trabalho acadêmico • 841 Palavras (4 Páginas) • 599 Visualizações
Bioquímica I – Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas
Estudo Dirigido: Carboidratos e lipídeos
Nome: Beatriz Barbosa
DRE: 117126606
Questão 1: Definir carboidrato, monossacarídeo e oligossacarídeo e dar exemplos.
Carboidrato: São compostos de função mista, que podem ser definidos como polihidroxialdeídos ou polihidroxicetona ou como substâncias que produzem um desses compostos por hidrólise.
Monossacarídeo: são carboidratos simples, não hidrolisáveis, hidrossolúveis, sólidos e de sabor doce. Ex: D- glicose e D- frutose encontrados em maior quantidade nos alimentos.
Oligossacarídeo: são compostos de 2 a 10 moléculas de monossacarídeos unidos por ligação glicosídica, são hidrossolúveis, sólidos e de sabor doce. Ex: sacarose ou açúcar de cana.
Questão 2: Definir polissacarídeos. Citar exemplos de polissacarídeos estruturais e de reserva.
Polissacarídeo: São compostos que podem conter centena ou milhares de monossacarídeos por hidrólise; são insolúveis em água, sem gosto e possuem elevado peso molecular. Podem possuir cadeias lineares ou ramificadas.
Polissacarídeos estruturais: quitina e celulose
Polissacarídeos de reserva: amido e glicogênio
Questão 3: Liste as principais funções dos carboidratos.
- Armazenamento energético.
- Produção de energia
- Estruturais
- Ainda lubrificam juntas esqueléticas e participam no reconhecimento e adesão das células, ligados a proteínas e lipídeos atuam como sinais.
Questão 4: Descrever as seguintes categorias de lipídeos: ácidos graxos, triacilgliceróis, glicerofosfolipídeos, esfingolipídios e esteroides. Quais destas categorias podem agrupadas como fosfolipídeos? E como glicolipídeos?
Ácidos graxos: os mais simples, formados por uma longa cadeia linear de carbonos, apresentando um acido carboxílico em sua extremidade.
Triacilgliceróis: As gorduras (armazenamento) são os mais abundantes na natureza.
Glicerofosfolipídeos: São derivados do glicerol que contêm fosfato em sua estrutura.
Esfingolipídios: são uma classe de moléculas de lipídeos que formam membrana, Contém esfingosina, um amino álcool orgânico alifático ou uma substância semelhante a ela.
Esteroides: são lipídeos estruturais presentes nas membranas da maioria das células eucarióticas. Todos possuem um anel esterol em comum.
São fosfolipídeos: ácidos graxos, glicofosfolipideo, esfingolipideos.
São glicolipideos: esfingolipideos, esteroides.
Questão 5: Como são identificados os carbonos dos ácidos graxos?
Saturados: Quando todas as ligações de carbono estão ocupadas por átomos de
hidrogênio.
Monoinsaturados: Apresentam uma ligação dupla, na forma de dois átomos de carbono duplamente ligados entre si e, portanto, faltam dois átomos de carbono.
Poliinsaturados: Têm dois ou mais pares de ligações duplas. Portanto, faltam quatro
ou mais átomos de hidrogênio
Questão 6: Qual é a configuração geométrica das duplas ligações dos ácidos graxos encontrados na natureza? Definir ácidos graxos trans e indicar a sua origem.
A posição da dupla ligação é representada pelo símbolo Δ (delta) seguido por um ou mais números em sobrescrito. Por exemplo, cis-Δ9 significa que existe uma dupla ligação cis entre o carbono 9 e o carbono 10; trans- Δ2 indica uma dupla ligação trans entre o carbono 2 e o carbono 3.
As gorduras trans são um tipo especial de gordura que, em vez de ser formado por ácidos graxos insaturados na configuração cis, contêm ácidos graxos insaturados na configuração trans[1]. Esse tipo de gordura é pouco comum na natureza, Os ácidos graxos trans não são sintetizados no organismo humano. São resultantes de um processo chamado de hidrogenação.
...