Os Casos Práticos
Por: Adriana Anísio • 2/4/2019 • Trabalho acadêmico • 867 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
Aula prática nº4
Caso clínico nº 4
[pic 1]
Al α1 α2 β [pic 2]
- Desenvolvimento ponderal:
O crescimento é um importante indicador do bem-estar de uma criança ou adolescente. Os fatores nele implicados são múltiplos e vão desde a influência genética, fatores ambientais (nomeadamente a alimentação), fatores de ordem psicológica e um grande leque de doenças. Um atraso estaturo-ponderal pode ser a primeira manifestação de patologias como doença celíaca, doença intestinal inflamatória, infeção urinária, fibrose quística, tubulopatias, infecão VIH, entre outras. Compreende-se, assim, a importância da correcta monitorização da somatometria, nas consultas de vigilância de saúde infantil. A construção de curvas de crescimento é um processo moroso, que exige elevados recursos humanos e materiais. Por esta razão, muitos países optam pela utilização de curvas internacionais, das quais as do National Centre for Health and Statistics (NCHS) são as mais divulgadas.
Ponderal – relativo a peso
1.Caracterize o perfil eletroforético e proponha um diagnóstico.
- Albumina diminuída
Significado clínico – marcador de alterações do metabolismo proteico (deficiente síntese hepática ou perdas)
[pic 3]
- Beta2-globulinas aumentadas
- Gamaglobulinas também ligeiramente aumentadas
Hipergamaglobulinémia com padrão policlonal
Policlonal: representa resposta imunológica simultânea de diversos clones plasmocitários a determinado estímulo antigênico; Este padrão aparece como aumento difuso da fração gama, representado pela presença de uma curva de base larga, demonstrando a produção de todas as classes de imunoglobulinas.
Hipergamaglobulinemia[a] é o aumento das imunoglobulinas (ou anticorpos) no sangue. Ela é monoclonal quando apenas um tipo de anticorpo está aumentado, e policlonal quando múltiplos tipos de anticorpos estão aumentados.
De forma geral, as gamaglobulinas aumentam nos casos de inflamação crónica, reações imunes, doenças hepáticas e neoplasias disseminadas.
Possíveis Diagnósticos
- Hepatites
- Doenças autoimunes
- (Artrite reumatóide)
- Lúpus eritematoso sistémico
- Infeção VIH
- Cirrose hepática
- Infeções crónicas
- Doenças tropicais
- (Doenças linfoproliferativas)
- Sarcoidose[b]
Inflamação crónica: associada às proteínas de fase aguda, síntese de imunoglobulinas pelos linfócitos B com aumento da banda gama policlonal.
Inflamação aguda: aumento das bandas alfa-1 e alfa-2 durante a resposta inflamatória, quase sempre associado a diminuição da albumina, devido a proteínas de fase aguda.
2. Que proteínas específicas poderia dosear para confirmar os resultados obtidos neste perfil eletroforético?
Albumina: o doseamento quantitativo permite confirmar se há hipoalbuminémia verdadeira ou se resulta apenas do aumento das frações das globulinas na electroforese.
α1-antitripsina: a deficiência homo ou heterozigótica ou relacionada com diferentes fenótipos é frequente em crianças com sintomas pulmonares e atraso no crescimento; a região alfa1 não está bem definida no perfil eletroforético.
...