RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE FARMACOTÉCNICA I PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES
Por: Gustavo Rodrigues • 22/3/2019 • Monografia • 415 Palavras (2 Páginas) • 981 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST
CURSO DE FARMÁCIA
ACADÊMICOS:
GUSTAVO PEREIRA RODRIGUES
NICOLY RIZZOTTO DE SENNE
OLÍCIO JÚNIOR
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE FARMACOTÉCNICA I
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES
LAGES
2019
QUESTIONÁRIO SOBRE A AULA PRÁTICA DE PREPARO DE SOLUÇÕES
- Quanto de água destilada foi adicionado a solução aquosa de própolis?
100 ml de água destilada
- Por que, durante a realização da prática ‘Solução de Própolis’, foi necessário solubilizar o Nipagin em álcool 70%?
O Nipagin, também conhecido como metilparabeno, possui uma alta solubilidade em álcool (etanol), acetona e propilenoglicol, mas pouco solúvel em água. Deste modo, na realização da prática, solubilizamos o mesmo em álcool 70%.
- Em que situações a solução aquosa de própolis pode ser utilizada?
Pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de gripes, resfriados, inflamação da garganta e bucais, bronquite, tosse, aftas, pneumonia, tuberculose, úlceras, gastrite, males circulatórios, reumatismo, artrites, herpes simples e zoster, na prevenção de doenças de próstata, gengivites e laringites.
- O Nipagin foi utilizado em ambas as práticas, Solução de Fluoreto de Sódio a 0,5 % e Solução de Própolis a 5%. Qual é a função deste?
O Nipagin, é um agente microbiano utilizado como conservante em medicamentos e cosméticos. Pertence a classe dos parabenos, que são ésteres derivados do ácido p- hidroxibenzóico, utilizados com esta finalidade há mais de 50 anos. O metilparabeno é um dos conservantes de cosméticos de maior aceitação em todo o mundo. Ele apresenta um amplo espectro de ação antimicrobiana, sendo efetivo contra bactérias tanto gram-positivas quanto gram-negativas, leveduras e fungos. Além disso, apresenta baixa toxidez e é efetivo numa larga faixa de pH entre 4 a 8 , porém, é mais ativo em condições ácidas.
- Qual o princípio ativo (substância ativa) da solução de Fluoreto de Sódio a 0,5%?
- Por que a solução de Fluoreto de Sódio deve ser acondicionada em frascos de plástico e não de vidro?
O Fluoreto de Sódio (NaF) é um sal inorgânico, haleto alcalino, proveniente do Ácido Fluorídrico (HF). O Ácido Fluorídrico (HF) é um ácido de grau moderado, que apresenta como maior propriedade o ataque em materiais silicáticos, como o vidro. Deste modo, tanto o Ácido Fluorídrico (HF), quanto o seu derivado Fluoreto de Sódio (NaF), devem ser armazenados em recipientes de plástico, evitando corrosão.
- Qual é o emprego terapêutico da solução de Fluoreto de Sódio a 0,5%?
É utilizado na prevenção da cárie dentária, redução da hipersensibilidade da dentina exposta. Na concentração de 0,05% e 0,2% é utilizada em bochechos e em 2% para aplicação em consultório odontológico.
...