A Biomecânica do Esporte e do Exercício
Por: Gustavo Passos • 25/4/2022 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Cite quais são os três planos de movimento, os seus respectivos eixos e quais são os principais movimentos que são possíveis de serem para cada plano e eixo.
Temos 3 planos de movimentos:
Plano Frontal ou Coronal- Divide o corpo em 2 partes anterior e posterior. Sendo assim seu eixo será anteroposterior. Neste plano são realizados os movimentos de adução e abdução na articulação do ombro e do quadril e a inclinação lateral.
Plano Mediano- Divide o corpo em lado direito e esquerdo. Sendo assim seu eixo será o latero-lateral. Neste plano são realizados movimentos de flexão e extensão de ombro e cotovê-lo.
Plano Horizontal ou Transverso- Divide o corpo na parte superior e inferior. Sendo assim seu eixo será o longitudinal ou Y. Realiza movimentos de rotação interna e rotação externa (para membros), rotação direita e rotação esquerda para (tronco e cabeça), pronação e supinação para (ante-braço), adução horizontal e abdução horizontal para (ombro e quadril) e adução e abdução para pé.
Descreva como são classificadas as alavancas, dando um exemplo de cada uma delas no exercício ou no esporte.
Existem 3 três tipos de alavancas:
Alavanca de primeira classe- ou interfixa ou alavanca de equilíbrio. A força e a resistência estão em lados opostos ao eixo e o eixo está entre a força e a resistência. Nos exercícios temos um exemplo de alavanca de primeira classe, onde no corpo humano, considera a ação simultânea de músculos agonista e antagonista agindo em lados opostos a articulação.
Alavanca de segunda classe- ou inter-resistente ou alavanca de força. A força de resistência age no mesmo lado, onde a resistência age entre o apoio e a força. Um exemplo no exercício é quando apoiamos as pontas dos pés ao chão, onde o apoio ao solo é o eixo, o peso corporal é e a ação do tríceps sural é a força. (flexão plantar e dorse flexão).
Alavancas de terceira classe- ou interpotente ou alavanca de velocidade. A força e a resistência agem do mesmo lado, mas desta vez, com a força agindo entre o apoio e a resistência. U, exemplo é a articulação do cotovelo, onde temos o eixo, a força na inserção dos flexores do cotovelo e a resistência composta pelo peso do antibraço.
Referência Bibliográfica:
ZANELLA, C. A. B.; BARROS JÚNIOR, E. A. de. Cinesiologia e biomecânica. Batatais: Claretiano, 2015.
...