A CINESIOLOGIA
Por: Celso Zeferino • 23/10/2017 • Artigo • 405 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Matéria: Cinesiologia – Ed. Física / Bacharel
Profª: Barbara Regina Alvarez
Nome: João Henrique Tasca Marcos
Questões
- Do que trata cada artigo? Apontar o autor principal, título e ano de cada artigo.
Resposta: No artigo 1 o autor é R.C Fermino, ele escreveu no ano de 2005 e o título é Influência do aquecimento específico e de alongamento no desempenho da força muscular em 10 repetições máximas.
Ainda sobre o artigo 1, o autor quer saber se tem diferença entre fazer um alongamento ou um exercício especifico para depois realizar o exercício na mesa flexora, se o rendimento será o mesmo.
No artigo 2 trata-se de uma análise dos movimentos do vôlei, procurando estudar principalmente o treino neuromuscular, a força e a flexibilidade. O autor principal é Nelson Kautzner Marques Junior que apresenta o titulo do artigo como Análise cinesiológica dos fundamentos do voleibol: conteúdo para prescrever o treino neuromuscular – força e flexibilidade. Apresentado no ano de 2016.
- Como os autores desenvolveram seus estudos, que métodos usaram?
Resposta: No artigo 1 foi por meio de gráficos e referências bibliográficas, comparando-as. Já no artigo 2 foi através de tabelas, figuras com representações, referências biográficas juntamente com reconhecimentos de alguns atletas.
- Qual a conclusão de cada um?
Resposta: No artigo 1 foi comprovado através da sua pesquisa que não existem diferenças estatisticamente significativas no desempenho da força muscular no TF para 10RM no exercício mesa flexora. A variabilidade de fatores fisiológicos e metodológicos não favoreceu os dados obtidos, sendo eles a velocidade de execução, a capacidade dos neuros, a postura correta, a modulação aferente, a diminuição da atividade anterior e a fibra muscular envolvida. Mesmo assim, são limitados as teorias dos aquecimento de treinamento de força.
Já no artigo 2, a preparação de força especial (PFE) e os músculos do alongamento especifico são importantes para que o treinador possa prescrever a preparação física correta para os atletas do voleibol, podendo assim iniciar um alto nível. Então, a análise dos movimentos do voleibol é uma função imprescindível para o treino neuromuscular, força e principalmente a flexibilidade.
- Baseados nestes estudos o que você recomenda quanto a prescrição de alongamentos?
Resposta: A prescrição de exercícios físicos devem ser considerados os aspectos físicos e fisiológicos do cliente e o estado inicial de condicionamento físico. A evolução do treinamento segue conforme a força e flexibilidade e ao completar os objetivos propostos, a atividade física deve ter sido de tal forma conduzida a fim de virar um hábito salutar.
...