A Cultura Corporal no Contexto Escolar
Por: chubl4 • 14/12/2019 • Projeto de pesquisa • 1.735 Palavras (7 Páginas) • 433 Visualizações
A Cultura Corporal no contexto escolar.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar o estudo e mostrar para os profissionais de educação física, que eles devem se arriscar mais a trabalhar com a dança, porque de fato é tão importante e não tem nenhum segredo para seu ensinamento, além de fazer parte da disciplina de educação física. E para isso não é preciso formar nem um bailarino na escola, é preciso apenas libertar os movimentos e trabalhar as expressões e despertar o interesse dos alunos e professores para as aulas de dança na escola. E a metodologia utilizada para o estudo foi de uma pesquisa descritiva com a revisão de várias literaturas, a fim de firmar a importância de se trabalhar com a dança no contexto escolar.
Palavras-chave: Cultura Corporal- Escola - Dança
1. INTRODUÇÃO
A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, junto com o teatro e a música, na história era muito usada para homenagear deuses, e também era vinculada aos jogos, como por exemplo os jogos olímpicos.
A dança se caracteriza pelo uso do corpo, usando movimentos estabelecidos, como as coreografias, ou movimentos improvisados como a dança livre, a dança pode ser usada de inúmeras formas, como em manifestações artísticas, divertimentos, academias, escolas. A dança também é muito usada na educação física, como uma forma de instrumentação, assim como a ginastica, os esportes e as lutas.
Este estudo tem como objetivo, agregar conhecimento, com o intuito de mostrar as pessoas o quanto a dança pode ajudar no desenvolvimento motor, biopsicossocial, como forma de atividade física, para melhoria do convívio interpessoal, a saúde e a qualidade de vida.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Dança e Expressão Corporal
É através do corpo que a vida humana na terra que concretiza nossa existência. Da mesma maneira a dança trata do resgate da própria personalidade, buscando a essência mais humano através da expressão artística: o corpo se expressa e se torna capaz através da Arte que produz e que lhe devolve toda a sua potencialidade de viver e de se realizar plenamente.
Isso nós faz compreender que através da dança o indivíduo é capaz de demonstrar seus pensamentos, ideias e tudo o que ele entende, ou seja, ele é capaz de demonstrar o seus conhecimentos e habilidades, da maneira mais perceptível possível, ou seja ele expressando-se por completo.
Segundo (LIMA,2010) Historicamente, o homem utilizava-se da dança apenas para expressar sentimentos e agradecimentos. Apesar de esse caráter persistir ainda hoje, outros aspectos foram incorporados a dança, contribuindo para o seu crescimento enquanto arte e educação.
Hoje, a dança é percebida como um recurso didático no processo de aprendizagem dos gestos movimentos expressivos e criativos onde desenvolve aspectos significativos na vida de seus alunos.
A dança no espaço escolar
Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização.
Liberalli 2015 p 56 A educação física é uma área do conhecimento diretamente relacionada com a sua capacidade de movimentação e o movimento humano consciente, ou seja, a corporeidade do educando. A dança vem se mostrando, como prática educacional, muito eficiente e sua inclusão devem ser feita logo nas series inicias, provavelmente melhor socialização e desenvolvimento nos mais diversos ritmos e estilo de dança.
Dança nas series inicias
Nessa perspectiva, é papel da escola realizar a mediação conhecimento e a espontaneidade, ou seja, a escola precisa criar meios de aprendizagem por meio da dança, de maneira que as crianças não tenham atitudes mecânicas, mas de forma natural ensinar os princípios dos seus movimentos, a função do corpo.
Na faixa etária de 7 a 11 anos é o período das operações concretas, então deve-se dar oportunidade de atividades que leve a criança estabelecer relações e coordenar maneiras diferentes integrando e modo lógico e coerente.
Uma maneira estratégica com crianças menores seria iniciar a dança de maneira recreativa, estabelecendo um ambiente que estimule possibilidades explorações e experiências, tornando a criança mais confiante de sua capacidade de lidar com o corpo em várias situações do seu cotidiano.
Os benefícios da Dança na Escola
Sendo a adolescência um período de maiores transformações corporal, psíquico e social, a dança poderá proporcionar benefícios mais significativos nesta fase da vida.
Brikman (1989) defende que o trabalho relacionado à dança, realizado na Educação Física Escolar, deve ser adequado a cada etapa do desenvolvimento humano. Assim, o trabalho será diferenciado conforme a faixa etária de crianças, adolescentes e adultos.
Através da dança os alunos nessa fase principalmente poderão retratar e canalizar o seu humor, transpondo seus sentimentos mais íntimos em forma de expressão corporal, mesmo inconscientemente.
(KATZ, 1987: 10). Atividades que favoreçam a sensação de alegria (aspecto lúdico), que a partir daí, ela possa retratar e canalizar o seu humor, seu temperamento, através da liberdade de movimento, livre expressão, e desenvolvimento de outras dimensões contidas no inconsciente.
Do ponto de vista social, o conhecimento direto da dança permite uma percepção crítica, tanto da dança quanto de suas relações consigo e com o mundo. A dança desenvolve atenção, memória, raciocínio e imaginação, com vantagens no estudo, no trabalho, nas amizades e no lazer. "Entre outros benefícios, a dança proporciona: melhoria nas relações interpessoais, ajuda na saúde mental, redução de ansiedade, stress e sedentarismo (MARQUES, 1997).”
...