A Fisiologia do Envelhecimento
Por: Amanda Spadetto • 22/9/2022 • Trabalho acadêmico • 361 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
Descrição da Atividade:
O envelhecimento repercute nos sistemas biológicos ocasionando alterações das medidas e dimensões das diversas partes do corpo; provocando declínio de força e potência muscular em diferentes segmentos corporais, promovendo alterações das sensações e funções psíquicas; ocasionando limitações estáticas e dinâmicas na função pulmonar assim como declínio nas funções cardiovasculares centrais e periféricas.
Quais os impactos do envelhecimento nas medidas antropométricas e nos sistemas: musculoesquelético, neural, pulmonar e cardiovascular?
R – Há uma diminuição significativa nas dimensões corporais, como o tamanho devido a compressão vertebral, o estreitamento dos discos e também da cifose. Com a idade há uma grande perda de massa muscular e um aumento de células adiposas ocorrendo um sobrepeso, alguns problemas multifatoriais, como neurotransmissores e hormônios da fome e saciedade geram também a perda de peso no envelhecimento. Outros fatores são, a dependência das atividades diárias, aumentos desnecessários de medicamentos que com uma alimentação balanceada poderia ser diminuída, depressão, sedentarismo, atrofia e catabolismo relacionadas a doenças agudas e crônicas.
Com o avanço da idade acontece a sarcopenia (diminuição de massa muscular) que gera uma diminuição ou até perda de fibras em principal as do tipo II e a Osteopenia que acontece por vários fatores como os desequilíbrios no processo de reabsorção excessiva e formação óssea inadequada, estados hormonais, nutrição inadequada e a inatividade física. Outros fatores também ocorrem e são muito relatados, a perda da força muscular, baixa capacidade para geração de hipertrofia, diminuição da agilidade, da coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e da mobilidade articular. Vemos muitos idosos que caem com “facilidade” devido a esses fatores.
A parte do sistema neural também é afetada e o sistema nervoso é o mais comprometido, as sensações, movimentos, funções psíquicas e no cérebro há uma diminuição no volume e peso aos 70 anos nota-se uma redução de 5% e aos 90 anos de 20%. Observaram uma diminuição no número e no tamanho dos neurônios, diminuição na velocidade de condução nervosa, diminuição do fluxo sanguíneo cerebral.
Os sistemas cardiovascular e pulmonar no envelhecimento geram uma maior probabilidade de infecções pulmonares e respiratórias.
.
Referências:
VIANNA, J. R. F. Fisiologia do Exercício e Envelhecimento. Batatais: Claretiano, 2019.
...