TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  11/12/2015  •  Artigo  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Antonia Moniele Costa Correia1

Flávia Alves de Moura 2

Renata de Sousa Alves 3

Tatiany de Freitas Ribeiro4

RESUMO

Trata-se de um trabalho que visa à importância da Educação Física dando uma ênfase maior para psicomotricidade nos anos iniciais do ensino aprendizagem. Busca também conscientizar os governantes a prática da Educação Física nos primeiros anos de estudo como meio preventivo de doenças causadas pelo sedentarismo, podendo assim se tornar um adulto saudável, tanto físico quanto psicologicamente, delineiam-se ainda referências relevantes do ensino da Educação Física nos anos iniciais de ensino aprendizagem, como um meio de educar, promover a saúde e formar cidadãos críticos-reflexivos.

 

Palavras chaves: Educação Física. Psicomotricidade. Ensino aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Interpretando o que pode ser psicomotricidade, pode-se dizer que a mesma envolve uma visão de movimento como instrumento de resposta dinâmica, sistêmica, intencional e afetivo-emocional do homem em interação com o meio, no exercício de sua motricidade. Por ser uma ciência nova e que aglutina ao seu redor o saber de muitas ciências correlatas, faz-se necessário ir à busca dos aspectos básicos que identificam, constituem e nomeiam. Seu conjunto interseção é resultante do conhecimento que se tem quanto ao tônus, esquema e imagem corporal, lateralidade e organização perspectiva. Este eixo atravessa níveis corporais fisiológicos, orgânicos, emocional e cognitivo.

¹  Acadêmico do curso de Educação Física do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú IVA/UVA

2 Acadêmico do curso de Educação Física do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú IVA/UVA

3Acadêmico do curso de Educação Física do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú IVA/UVA

4Professora Orientadora do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú IVA/UVA

         Esquema corporal é a possibilidade de esquematizar mentalmente as partes do corpo, suas inter-relações e correlações. É o mapa do corpo.

   Imagem corporal é a síntese viva das experiências, ligada à história individual e eminentemente inconsciente, vinculada as pulsões e ao desejo.

         Lateralidade é a preferência que cada indivíduo tem em utilizar a parte direita ou esquerda do corpo, ressaltando que esta escolha é de natureza complexa e intricada em fatores orgânicos, emocionais, sociais e familiares.

         Organização ou função perspectiva é a atividade mental intermediaria entre a sensação e o pensamento, altamente complexa, organiza e da significado aos dados captados  pelos órgãos dos sentidos, propriocepção, intercepção e exterocepção.

Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês). O desenvolvimento psicológico da criança é ponto inicial da educação psicomotora. Considera a criança na sua totalidade e abrange todas as suas aprendizagens, é uma ação primordialmente educativa. Com isto, vem a importância de se trabalhar a psicomotricidade nos primeiros anos escolares.      

2 REFERENCIAL TEÓRICO

        Durante o processo de aprendizagem, os elementos básicos da psicomotricidade são utilizados com freqüência. O desenvolvimento do esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e pré-escrita, são fundamentais na aprendizagem. A escola ainda mantém o caráter mecanicista instalado na Educação Infantil, ignorando a importância da Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental. Os educadores, preocupados com a leitura e a escrita que por sinal é muito importante, muitas vezes não sabem como resolver algumas dificuldades de aprendizagem apresentadas por alguns alunos.

 Na realidade, muitas dessas dificuldades poderiam ser resolvidas e até evitadas precocemente se houvesse um olhar atento de partes dos governantes na importância da Educação Física para o desenvolvimento da aprendizagem nos primeiros anos de estudo, na realidade a principal prioridade é ter profissionais capacitados na área para assim poderem trabalhar com crianças que apresentem qualquer distúrbio de aprendizagem ou algum tipo de deficiência que a impossibilite de certa forma na aprendizagem, fazendo com que esses possam interagir com os outros compreendendo suas possibilidades e limitações e ao mesmo tempo auxiliá-los a se expressar corporalmente com maior liberdade.

LEVIN (1995, p.23) destaca que ao longo da evolução do campo psicomotor pode se especificar diferentes estágios; i(quando inicialmente do emprego de práticas reeducativas; ii) no dualismo deficiência mental-motora, e; iii) no enfoque neurológico para as perturbações motoras que se apresentam na infância. Ao longo dos anos 90, vários cursos são criados, inclusive de formação universitária a nível de graduação( Rio de Janeiro) e pós-graduação  em vários estados brasileiros, especialmente para profissionais das áreas de educação e saúde.

A psicomotricidade contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras da criança na infância. A prática da psicomotricidade no âmbito escolar tem o objetivo de desenvolver as potencialidades dos alunos, respeitando seus limites, proporcionando atividades que possam servir de ferramentas no desenvolvimento da aprendizagem. Deste modo o trabalho da Educação Física no ensino infantil é importante, pois possibilita que desde cedo as crianças possam ter a oportunidade de desenvolverem habilidades corporais e participarem de atividades culturais, como jogos, esportes, danças e ginásticas, com finalidade de expressar seus sentimentos afetivos e emocionais.

Enfim estimular atividades corporais pra além da sala de aula, proporcionando experiências que favorecerão através da motricidade na aprendizagem, destacando o fato de que as práticas das atividades motoras são importantes no mundo da fantasia da criança, que torna possível transcender o mundo imediatamente disponível, diretamente perceptível.

2.1 História da psicomotricidade

        Segundo LEVIN (1995, p. 21), “[...] a história da psicomotricidade, na realidade, sua pré-história, começa desde que o homem é humano, quer dizer, desde que o homem fala, já que a partir desse instante falará de seu corpo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (58.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com