A IMPORTANCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Briana Gomes • 18/10/2021 • Trabalho acadêmico • 5.270 Palavras (22 Páginas) • 175 Visualizações
unopar- universidade norte do paraná
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
educação física – licenciatura
[pic 1][pic 2]
Cidade
2020
Cidade
2020
Polo Santiago-RS
2020
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PARTICIPANTES 7
4 OBJETIVOS 8
4.1 OBJETIVO GERAL 8
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
5 PROBLEMATIZAÇÃO 9
6 REFERENCIAL TEÓRICO 11
7 METODOLOGIA 17
8 CRONOGRAMA 19
9 RECURSOS 20
10 AVALIAÇÃO 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
O professor de Educação Física tem um papel fundamental na educação infantil, sendo que é nessa fase onde se qualifica as primeiras habilidades da criança na primeira infância para a corporeidade das fases seguintes da educação básica.
O seguinte projeto tem como objetivo precípua a ampliação de estímulos das experiências corporais para a educação infantil, mediante a intervenção integrada e interdisciplinar do professor de educação física.
O projeto visa contribuir com a qualidade do desenvolvimento humano referenciada nos processos de ensinar e aprender aproximando os conhecimentos e estímulos ás brincadeiras, jogos e toda a cultura corporal explorada pelo professor de educação física possibilitando assim um maior desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, emocionais e espirituais da criança.
TEMA
Toda a educação é motora, partindo desta afirmação o tema escolhido para o projeto é EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, pois toda pratica corporal é um objetivo de ensino aprendizagem, e na educação infantil buscar na criança suas descobertas corporais e suas criatividades faz com que ela de significado ao corpo assim integrando sua participação no sistema real. Desenvolver habilidades praticas , cognitivas e sócio emocionais ainda na educação infantil contribui para que a mesma assimile dando significado ao seu corpo criando uma consciência corporal na fase adulta.
Para Vygotsky os comportamentos internalizados que vão constituindo a linguagem, assim criando um grande sistema simbólico no qual não apenas nos comunicamos mas também compartilhamos um significado no mundo, a aprendizagem impulsiona e cria o desenvolvimento e através de atividades motoras com brincadeiras ela cria um esquema corporal. Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. É um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. Através da expressão corporal a criança recria sua cultura, desenvolve conceitos, possibilita troca de experiências tanto corporal como social pois pela psicomotricidade a criança fala, escuta, assimila e recria.
Como relata Piaget (1978, pág. 87): “A criança possui várias fases de desenvolvimento até chegar à vida adulta e essas fases devem ser respeitadas por todas as pessoas que têm ou terão influência nesse desenvolvimento”. Portanto, percebe-se que é necessário que cada fase do desenvolvimento motor seja vivenciada e estimulada ao máximo desde os primeiros meses de vida e, é na educação infantil que esse processo de desenvolvimento começa através da psicomotricidade. Assim introduzir um projeto aplicado por um educador físico direcionando as habilidades motoras, desenvolvendo corpo, gesto e movimento em uma intencionalidade pedagógica contribui para a construção motora básica em cada nível auxiliando no processo educativo em suas praticas.
JUSTIFICATIVA
Para permitir uma aquisição de habilidades da psicomotricidade deve-se estimular a criança, pois é na educação infantil a abertura para o desenvolvimento básico de todo o individuo e a escola precisa compreender que o movimento exteriorizado nos jogos e brincadeiras é uma ferramenta pedagógica poderosa no processo educativo, considerando que o aprender está vinculado a expressão corporal como linguagem; o brincar, criar, o aprender em todas as formas culturais do movimento infantil está interligado.
Ao se referir às experiências corporais das crianças na primeira infância, a partir dos desafios e estímulos que a escola pode lhes propiciar, compreende-se que o brincar, mediado pela intervenção do professor, possibilita o contato com os conceitos e suas relações lógicas, impulsionando o desenvolvimento da criança além do estágio de desenvolvimento que ela atingiria com seu comportamento habitual (VYGOTSKY, 1989). Portanto priorizar o criar pedagógico através do professor de educação física no currículo da educação infantil permite que nesta etapa que é fundamental e privilegiada para estimular e proporcionar para as crianças desafios motores, cognitivos e sócio afetivos, com vista ao seu pleno desenvolvimento sendo mais dinâmico, direcionado e eficaz na construção de suas habilidades.
...