A Origem do Judo
Por: RenanCastelo • 15/6/2016 • Resenha • 280 Palavras (2 Páginas) • 740 Visualizações
A origem do Judô
O judô (caminho suave ou caminho da suavidade), tem sua origem no Japão em 1882 pelas mãos do grande mestre Jigoro Kano, que criou um estilo de luta que reuniu a essência dos principais estilos de Jujutsu (arte marcial praticada pelos Samurais no período Kamakura) a outras artes de lutas praticadas no Oriente, como o Tenshiyo-Ryo e o Kito-Ryo, unindo-as em uma única e básica arte, que tinha como princípios básicos o equilíbrio, a gravidade e o sistema de alavancas nas execuções dos movimentos longos .O Judô, tem como filosofia integrar o corpo e a mente. Sua técnica tem como principal meta a utilização dos músculos e a velocidade de raciocínio para assim dominar o oponente.
Estabelecendo normas, Jigoro Kano, tornou o aprendizado do judô mais fácil e racional, idealizou regras para confrontos esportivos baseados no ippon-shobu (luta pelo ponto completo). Demostrou que a pratica do Judô iria além da defesa pessoal, e poderia oferecer extraordinárias oportunidades no sentido de superação das próprias limitações do ser humano.
Jigoro Kano baseava seus ensinamentos no estilo Yoshin-Ryo, que tinha como principio o ceder para vencer, utilizando a não resistência para controlar, desequilibrar o adversário para se vencer com o mínimo de esforço físico. Kano via a arte marcial além do combate físico e da vitória. Ele enxergava uma atividade física, que deveria servir em primeiro lugar, para a educação global dos praticantes.
Suas ideias eram bastantes contrariadas, e Jigoro era desafiado constantemente por outros educadores da época, mais mesmo assim não mediu esforços para idealizar a nova arte. E em 1882 Jigoro Kano inalgurava sua primeira escola de judô, chamada de Kodokan(Instituto do caminho da fraternidade).
http://www.cbj.com.br/institucional_historia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4
...