TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica - O Jogo, a Educação Física e a Escola: É Possível Falsear as Implicações da Teoria Piagetiana?

Por:   •  11/6/2019  •  Resenha  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 6

Nome:  Matheus Sales Guedes   RA: 203576

Data: 26/04/2017                 Disciplina: Jogo 

RESENHA CRÍTICA

KNIJNIK-DORFAN, Jorge; FRESSATO-SOARES, Marina . O jogo, a Educação Física e a escola: é possível falsear as implicações da teoria piagetiana?.  Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2002. I (I): 95-105

1 CREDENCIAIS DOS AUTORES

Jorge Dorfman Knijnik é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pela Universidade de São Paulo.

Marina Soares Fressato é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

2 BREVE SÍNTESE DA OBRA

  O trabalho desenvolvido por esses professores põe em discussão a importância do jogo no desenvolvimento, principalmente cognitivo, da criança. Além disso, como o título já sugere, procura testar a validade das características apontadas para o estágio pré-operatório no interior do modelo científico de Estágios de Desenvolvimento Cognitivo, proposto por Jean Piaget. Para isso, realiza um jogo de regras chamado Pique Tesouro, com 12 crianças de 4 anos de idade atentando para todas as respostas que as crianças tiveram durante o jogo para que assim pudessem fazer uma reflexão mais completa, diferente das quais geralmente são propostas. Ao final do trabalho, os autores concluem que a teoria piagetiana ainda é pertinente, mesmo com as diferenças sociais e culturais entre a época em que a teoria foi proposta e a atualidade, momento em que o estudo foi realizado.

Os autores, de forma didática, estruturam o texto em 4 partes:

  A primeira diz respeito à INTRODUÇÃO, onde é dado um panorama geral sobre a importância do jogo, um breve resumo da teoria piagetiana e suas possíveis variações e as suas posições quanto ao modelo discutido, além de apresentar as características cognitivas da criança na 1ª infância, conceituando o 1º e o 2º estágio do desenvolvimento cognitivo.

  A segunda parte, 1. IMPLICAÇÕES DO JOGO, enfatiza o jogo como uma ferramenta pedagógica que contribui para o processo de socialização, mesmo

1

que incipiente. Além disso, nessa parte do artigo os autores criticam o

ambiente escolar e o modo como o jogo é inserido na educação, defendem que há tipos certos de jogos para cada faixa etária (baseados na teoria piagetiana).

  A terceira parte, 2. EXPERIMENTE: O JOGO PIQUE-TESOURO, preocupa-se em descrever o método do estudo. Explica as regras do jogo que foi realizado, as estratégias que foram usadas para isso, além de relatar as etapas aplicadas e a resposta que as crianças tiveram. Nesta parte os autores também iniciam uma breve conclusão, relacionando os resultados do método do estudo à confirmação da teoria piagetiana.

  A quarta e última parte, CONCLUSÃO, encerra o artigo afirmando o que foi posto em questão no início. Faz algumas considerações sobre o título e explica o “fracasso” do jogo realizado. Além disso, apresenta o estudo científico da tese de doutorado da Barbel Inhelder, orientanda e colaboradora de Piaget, que ratifica o Modelo Piagetiano.

3 ANÁLISE CRÍTICA

  O artigo em geral é bem estruturado. A introdução, à maneira que inicia uma discussão sobre a importância do jogo no desenvolvimento psicológico infantil, resume didaticamente o modelo piagetiano (um dos objetos de estudo da pesquisa) e conceitua os termos que são interessantes para o entendimento do estudo, apresenta da melhor maneira o tema discutido e explicita a sua importância para a sociedade: “[...] importante, porque, já na 1ª infância, é a criança que, ao se relacionar e ter experiências diversas com o mundo, constrói a sua inteligência [...]” (p.96) . Além disso, deixa claro que o objetivo do estudo era testar a validade das características apontadas para o estágio pré-operatório no interior do modelo científico de Estágios de Desenvolvimento Cognitivo, proposto por Jean Piaget, ponto importante para que o início da leitura do artigo não fosse prejudicado por falta de informação. É importante ressaltar a maneira como foi explicado os dois primeiros estágios do modelo piagetiano. As características que foram apresentadas serão importantes para o entendimento dos resultados da atividade realizada e a sua posterior reflexão: “Ou seja, se nos primeiros anos de vida (estágio sensório-motor) a criança é somente ação, com o advento da possibilidade da fala, esta ação já pode ser representada mentalmente, já é ação interiorizada, mas calcada na fantasia na qual a criança se encontra imersa no estágio pré-operatório. ” (p.97), “Outra característica importante dessa fase é o egocentrismo cognitivo – isso significa que a criança não consegue ainda considerar o ponto de vista das outras pessoas, tem dificuldade de descentrar-se do próprio pensamento e colocar-se no lugar dos outros [...]” (p.97).

  É importante observar que durante todo o desenvolvimento do artigo os

2

autores baseiam-se em pensadores e obras que têm grande importância e influência intelectual nos assuntos citados, tais como Deldime & Vermellan (1997), Ramozzi-Chiarottino (2002) e Rapport et al (1982). Uma citação desse tipo é utilizada para legitimar a importância do jogo. No tópico 1. Implicações do jogo, os autores relatam que “Kammi & De Vries (1991) utilizam jogos em grupo para mostrar como as crianças podem aprender e evoluir em seu aprendizado [...]” (p.97), ou seja, utilizam este argumento para discorrer sobre o jogo como uma ferramenta pedagógica que contribui na formação do ser humano. Além dessa citação, há a narração de um jogo de regras proposto por Carracedo & Macedo (2000), O Carimbador, o qual serviu de base para a criação do jogo que foi realizado com as crianças. Vejamos que até a atividade proposta no método de estudo teve base intelectual, não foi simplesmente inventado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com