A Saúde como método de ensino dentro das aulas de educação física
Por: francielerocha • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 449 Visualizações
SAÚDE COMO MÉTODO DE ENSINO DENTRO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Duração:
Justificativa:O ensino de saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) entende-se Educação para a Saúde como fator de promoção e proteção à saúde e estratégia para a conquista dos direitos de cidadania. Sua inclusão no currículo responde a uma forte demanda social, num contexto em que a tradução da proposta constitucional em prática requer o desenvolvimento da consciência sanitária da população e dos governantes para que o direito à saúde seja encarado como prioridade.
Corroborando com estes achados a escola pode e deve fornecer elementos que os capacitem para uma vida saudável, mas não sozinha, pois sozinha não levará os alunos a adquirirem saúde.
Partindo deste ponto de vista elaboramos o seguinte projeto “SAÚDE COMO MÉTODO DE ENSINO DENTRO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA” tendo como objetivo compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano; compreendendo que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem; conhecendo e utilizando formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis à saúde, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde da comunidade; conhecendo formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde; adotando hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
OBJETIVO GERAL:
compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano; que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem; conhecendo e utilizando formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis à saúde, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde da comunidade; conhecendo formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde; adotando hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Executar ações de higiene corporal de maneira autônoma e reconhecer a importância de sua realização cotidiana. Incluem-se entre as ações básicas: lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, tomar banho diário, cuidar de cabelos e unhas, escovar os dentes após as refeições e utilizar adequadamente o sanitário.
- Descrever as necessidades nutricionais básicas do organismo humano, indicando os alimentos adequados para a composição de um cardápio nutritivo utilizando os recursos e a cultura alimentares de sua região.
- Levar em consideração a presença, possibilidades e necessidades de outros, assim como as suas próprias, na organização de suas ações e poder, pela comunicação, estabelecer com eles critérios de convivência e formas de resolver situações de conflito.
- Demonstrar conhecimento crítico a respeito da função dos diferentes serviços de saúde, assim como das formas de acesso aos serviços existentes na região em que vive.
- Ter atitudes de responsabilidade e solidariedade em relação às necessidades de saúde coletivas, colaborando com seus diversos grupos de inserção em ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.
- Proporcionar aos envolvidos experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações, vivenciando situações de sucesso e superação e principalmente se colocando no lugar do outro e percebendo que às vezes o que pode ser fácil para um, talvez para o outro não seja e deste modo devemos respeitar a todos.
CONTEÚDOS:
- Higiene Pessoal
- Alimentação Saudável
- Meio ambiente
- Pessoas com Deficiências
- Serviços de Saúde
- Promoção da Saúde
AÇÕES:
- Caminhada orientada
- Seminário
- Confecção de cartazes informativos
- Jogos adaptados
- Confecção de jogos
- Confecção de fantoches
- Teatro
AVALIAÇÃO: A avaliação se dará de forma qualitativa através das observações e anotações das atividades propostas, mas sempre considerando se os objetivos foram alcançados de forma satisfatória.
REFERÊNCIAS:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.
PLANO DE AULA Nº 01
GINCANA
HÁBITOS DE HIGIENE
É MUITO IMPORTANTE PARA A SAÚDE MANTER OS HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL, PARA ISSO TEMOS QUE TOMAR BANHO DIARIAMENTE E USAR ROUPAS LIMPAS. ESCOVAR OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES E ANTES DE DORMIR. É PRECISO LAVAR SEMPRE AS MÃOS APÓS USAR O BANHEIRO E ANTES DAS REFEIÇÕES. MANTER AS UNHAS CURTAS E LIMPAS. NÃO ANDAR DESCALÇO.
...