TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização Dos Jogos Recreativos Como Instrumento De Aprendizagem Nas Séries Iniciais

Por:   •  16/8/2024  •  Artigo  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

ÊMILY DOS SANTOS VIEIRA

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS RECREATIVOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

DEÓDAPOLIS

2021


[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                              ÊMILY DOS SANTOS VIEIRA

   A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS RECREATIVOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E RECREAÇÃO.

                                             

DEÓDAPOLIS

2021

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS RECREATIVOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS.

Autor[1], (Emily dos Santos Vieira)

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO- O principal objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de como utilizar atividades recreativos das aulas de educação física como instrumentos de aprendizagem, unindo o prazer e o lúdico através de uma aprendizagem significativa com atividades que possibilitam a criança a aprender brincando. Para isso, as atividades aqui propostas buscam abordar a construção no processo ensino aprendizagem com crianças, utilizando jogos, brincadeiras, ou seja, o lúdico  na aprendizagem. Nela o professor age como orientador para levar as crianças a construírem os conceitos através de jogos, brincadeiras orientadas e outras situações rotineiras, explorando e aprendendo com o meio no qual está inserida, de maneira divertida unindo o lazer, o lúdico à aprendizagem.  Assim o professor de educação física tem a oportunidade de orientar atividades, criando situações nas quais possa ocorrer a aprendizagem de maneira significativa, desse modo poderá dispor de certas brincadeiras do cotidiano das crianças para trabalhar cada atividade selecionada, e aqui mais especificamente, atividades que abordam o conceito de aprendizagem. Nesse estudo focalizamos os conceitos propostos por Vygotsky (1991), considerando a criança como um ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, enfatizamos o aspecto interacionista, na qual é na troca entre as pessoas e o meio que acontece a aprendizagem. Acreditamos que o conhecimento se constrói na ação, que o papel do professor e da linguagem é de fundamental importância no processo de ensino aprendizagem. Fundamentamos essa pesquisa embasada nas idéias de Vygotsky (1991), buscando oferecer situações concretas em que a criança interage com o meio, construindo assim seu conhecimento, numa forma lúdica.

PALAVRAS-CHAVE: Jogos educativos; Construção de Aprendizagem; Ludicidade. 


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho aqui exposto visa apresentar atividades e situações onde pode haver a interdisciplinaridade na Educação física. Buscando mostrar situações em que através de jogos recreativos a criança poderá desenvolver habilidades que facilite seu processo ensino aprendizagem.  

 Buscamos através dos jogos recreativos instrumento facilitador desse processo, utilizando o lúdico. Faremos uma junção de aprendizagem com os recursos possibilitados pela educação física, através de situações rotineiras em que a criança traz de sua própria cultura, brincadeiras ou jogos. Assim, de maneira divertida e lúdica, explorando e aprendendo com o meio no qual está inserida, as crianças tiveram a oportunidade de unir o lazer à aprendizagem.

Falaremos sobre ludicidade, sua influência na aprendizagem e na construção do conhecimento, e ainda quais os efeitos e as vantagens do jogo na prática pedagógica das séries iniciais caberão aqui ao professor é ser o mediador nesse processo de ensino aprendizagem. Na busca de levar situações concretas de modo que a criança possa interagir com o meio construindo assim seu conhecimento, numa forma lúdica. A ludicidade leva a criança a uma sensação de prazer, emoção e desenvolve a criatividade, esses são fatores que podem influenciar, criando assim uma situação de aprendizagem.

  1. TEMA DO PROJETO

O tema escolhido para esse projeto de ensino e pesquisa está vinculado á linha de pesquisa; ”A utilização dos jogos recreativos como instrumento de aprendizagem nas séries iniciais”. Essa proposta de pesquisa nasce da necessidade de implementar no ensino da Educação Física especialmente nas séries iniciais, atividades lúdicas que construa conhecimento brincando, jogos enquanto espaço de aprendizagem. Tudo considerando a lúdicidade como o mais importante instrumento de aprendizagem para as crianças, e com uma vasta importância de recursos nesta área de conhecimento. Desta forma entende-se que se realizado atividades com esse enfoque de aprender brincando, jogando, pode ser muito importante para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.

  1. JUSTIFICATIVA

  Consideramos o jogo como uma ferramenta adequada no desenvolvimento da aprendizagem, pois no decorrer da atividade desenvolve-se habilidades, conhecimentos e estimula-se o interesse da criança em buscar novas descobertas, motivá-las para uma nova aprendizagem ou ainda fixar as noções já conhecidas.                                             O jogo motiva porque propõe situações que provocam a curiosidade das crianças, e assim a construir e reconstruir seu conhecimento. Para Vygotsky (1991) os jogos são reproduções de situações reais, a criança utiliza de sua imaginação e conhecimento de regras implícitas que dirigem seus jogos, assim “[...] a criança adquire um controle elementar do pensamento abstrato” (p.146). Outros autores o concebem com jogos pedagógicos e são desenvolvidos com objetivos estabelecidos no processo ensinar-aprender. Estes segundo Alves (2001) na verdade englobam todos os outros tipos de jogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com