A educação na sociedade - atividade 2 - didática geral
Por: Mateus Negrão • 1/6/2017 • Resenha • 998 Palavras (4 Páginas) • 563 Visualizações
A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE
A educação está em todos os lugares e no ensino de todos os saberes. Assim não existe modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela ocorre e nem muito menos o professor é seu único agente. Existem inúmeras educações e cada uma atende a sociedade em que ocorre, pois é a forma de reprodução dos saberes que compõe uma cultura, portanto, a educação de uma sociedade tem identidade própria.
Podemos ver também que de acordo com o texto Filosofia da Educação (LUCKESI, Cipriano 1994) a educação que está voltada para a formação de personalidades, para o desenvolvimento das habilidades do indivíduo e para a transmissão de valores éticos necessários para convivência em sociedade, se estabelece como redentora da sociedade. Assim a educação seria como uma instância quase exterior à sociedade pois contribui para sua ordem e equilíbrio, ela, nesse sentido, tem o significado e finalidade de adaptação da pessoa à sociedade. A educação reprodutora é a que afirma que ela faz parte totalmente da sociedade e a reproduz, que está exclusivamente ao seu serviço. Não a perdoa de suas falhas, mas a reproduz em seu modelo atual, fazendo-a durar, se assim possível.
A diferença entre o primeiro tipo de educação e essa é que a redentora atua sobre a sociedade como uma instância corretora, tornando-a uma sociedade melhor e mais próxima da perfeição idealizada. Já a reprodutora procura entendê-la como um elemento da sociedade em si, determinadas pelas condições sociais, econômicas e políticas, estando assim a favor delas.
A terceira ideia de educação é a transformadora que tem como propósito compreender a educação como mediação de um projeto social, ou seja, ela nem procura perdoar nem reproduzir a sociedade, mas serve de meio, para realizar um projeto de sociedade. Projeto que pode ser conservador ou transformador. Nesse caso ela não põe a educação a favor da conservação, pretende demonstrar que é possível compreender a educação dentro da própria sociedade mesmo com seus determinantes e condicionantes, mas que é possível lutar pela sua democratização. A ideia redentora é otimista sobre o poder da educação na sociedade, como se ela tivesse poderes absolutos sobe a sociedade, a ideia de reprodução é pessimista, no sentido de que ela sempre será uma instância a serviço da sociedade mas já a ideia transformadora não nega que a educação tem papel ativo na sociedade e reconhecem seus condicionantes histórico-sociais, até considera a possibilidade de agir conforme a partir dos próprios condicionantes, mas não fica presa na ilusão de otimismo da ideia redentora nem no pessimismo imobilizador da ideia reprodutora.
Nem sempre a estrutura escolar é a grande culpada do não desenvolvimento escolar isto é intensificado pelo documentário (Pro dia nascer feliz) quando o gosto de estudar de Valéria é mostrado, para uma adolescente pobre de Manari (uma das cidades mais pobres do Brasil), ela é um exemplo para qualquer outro aluno a ser seguido. Outra realidade mostrada no documentário é de algumas garotas que estudam numa escola particular de classe média de São Paulo. A realidade dos professores é contraria à de Manari, lá os professores são pontuais, e tem compromisso com os seus alunos, mas a situação desses não muda muito. Pro Dia Nascer Feliz mostra os perfis dos estudantes brasileiros, que não muda muito de escola pra escola, pode ser numa pobre e desestruturada como
...