AS MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA
Por: Forsi • 8/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 563 Visualizações
MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA
1) Defina capacidade funcional.
Capacidade Funcional é a habilidade do indivíduo de realizar atividades do cotidiano e movimentos básicos e complexos, realizar gestos comuns e rotineiros como se movimentar de um lugar para o outro, sentar, locomover-se de forma autônoma em suas rotinas simples e necessárias em seu dia a dia.
2) Quais os testes para avaliar a capacidade funcional?
Os testes para avaliar a capacidade funcional são o rosca unilateral e levantar da cadeira em 30 segundos.
3) Escolha cinco procedimentos e/ou necessidades para realizar o teste de rosca
unilateral.
No teste de rosca unilateral devem-se efetuar os seguintes procedimentos e/ou necessidades para realizá-lo corretamente.
- O avaliado deve sentar na cadeira com a postura ereta e com os pés planos no solo;
- A mão dominante em pegada neutra, onde o avaliado deverá segurar o halter enquanto seu braço fica suspenso ao lado do corpo;
- Deve ser efetuada a repetição deve movimentando o peso elevando-o e flexionando totalmente o cotovelo;
- O antebraço deve ser mantido na posição supina e para completar o movimento o avaliado deve retornar o peso á posição inicial estendendo totalmente o cotovelo com o antebraço na posição pronada;
- O braço deverá sem mantido em contato com o tronco durante todo o teste;
- Deve ser efetuado o máximo de repetições possíveis durante 30 segundos enquanto o avaliador anota o numero de repetições onde este número será o resultado do teste que por sua vez deve ser feito apenas uma vez;
- Se os 30 segundos terminarem sem o avaliado ter executado o movimento completo e ter feito mais da metade será computada a repetição sendo considerado completo.
Este teste parece simples, mas deve-se ensinar o movimento antes do início do teste e orientar o avaliado a realizar pelo menos alguns movimentos sem peso com finalidade de verificar sua capacidade de realizar o exercício corretamente.
4) Escolha cinco procedimentos e/ou necessidades para realizar o teste de levantar da
cadeira em 30 segundos.
Para realizar o teste de levantar da cadeira em 30 segundos devem-se seguir as seguintes orientações:
- O avaliado deve sentar ereto na cadeira, com os pés planos no piso, braços cruzados na altura dos punhos e mantidos contra o peito;
- O movimento realizado será levantar e ficar na posição ereta e após retornar a posição sentada;
- O avaliador irá anotar o número de repetições feitas em 30 segundos o que determinará o resultado do teste;
- Se os 30 segundos terminarem sem o avaliado ter executado o movimento completo e ter feito mais da metade será computada a repetição sendo considerado completo.
Para o teste deve-se realizar o movimento com o avaliado antes de começar o tempo para verificação da correta execução do movimento solicitado.
5) Quais os testes que são utilizados para avaliar a agilidade?
Os testes que são utilizados para avaliar a agilidade são teste em T, teste de corrida vaivém e teste de corrida sinuosa.
6) Explique como o teste em T (BAECHLE; EARLE, 2010) deve ser realizado.
O teste em T (BAECHLE; EARLE, 2010) deve ser realizado da seguinte maneira:
- O avaliador irá organizar 4 cones em forma de T com distâncias pré-definidas de medição entre esse pontos e o avaliado irá aquecer e alongar com auxílio do avaliador antes do teste, onde este aquecimento poderá ser feito no próprio circuito com intensidade com a finalidade de praticar.
- Após sinal sonoro o teste dará início a partir do ponto A e será feito o deslocamento pelo atleta o mais rápido possível em direção ao ponto B, encostando-se à base do cone, onde após tocar no cone do ponto B o atleta corre de lado sem cruzar os pés e olhando para frente em direção ao ponto C tocando o cone com a mão esquerda e assim ele se desloca lateralmente novamente o mais rápido possível para o ponto D, tocando no cone com a mão direita e assim o atleta se desloca lateralmente para o ponto B novamente, encostando-se à base do cone com a mão esquerda, logo após encostar a mão esquerda no cone do ponto B, o atleta corre de costas até o ponto A formando assim um circuito em formato de T, aonde chegando ao cone do ponto A onde o avaliador irá paralisar o cronômetro e marcar o tempo final do teste.
Para auxiliar a frenagem do atleta o avaliador ou um ajudante poderá se posicionar logo atrás do cone do ponto A, pois o atleta irá utilizar uma força de explosão e imprimir a máxima velocidade nesta fase final do teste.
- Deve-se realizar 2 tentativas e considerar o melhor tempo delas, o intervalo entre as 2 tentativas deve ficar por volta de 3 minutos.
- Para não desqualificar o resultado do teste deve-se orientar o atleta na obrigatoriamente encostar a mão indicada no cone, não cruzar um pé na frente do outro ou arrastá-los no deslocamento lateral e manter o teste inteiro seu olhar para frente.
...