ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE
Por: Edigar de Oliveira Soares • 19/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 327 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
Introdução
Atualmente é notável que o número de idosos vêem em uma crescente evolução e que em alguns anos será ainda maior. A sociedade classifica os idosos de modo negativo transmitindo uma imagem de pessoas pouco produtivas e ativas, portadoras de afecções que induzem e as impedem de realizar atividades sociais e profissionais, tal fator e desencadeado devido à presença das alterações fisiológicas acima citadas e que delimitam a aptidão física funcional destes indivíduos (ACE, 1998)
O envelhecimento induz alterações fisiológicas importantes que levam perda das funções motoras e aptidão física funcional. Perca de estabilidade e equilíbrio por conta de mudanças no sistema motor e no sistema músculo esquelético.
Dentre as funções do nosso corpo uma das mais atingidas e o músculo esquelético, pois o mesmo sofre alterações ao longo do tempo que geram uma hipotrofia e a diminuição de fibras musculares tipo ll, o mesmo pode estar relacionado a redução de força muscular na terceira idade (CASAGRANDE; PAFFENBARGER, 1978).
Segundo Rudman, 1989 com o envelhecimento o sistema esquelético sofre alterações como redução do tecido mineral ósseo. O que por sua vez gera os problemas associados a redução de força muscular, equilíbrio aumentando assim o índice de quedas em idosos (MANIDI; MICHEL, 2001).
O controle do movimento e equilíbrio dinâmico também e alterado, pois o sistema nervoso de idosos tende a ter uma diminuição de atividades cerebrais e perda de neurônios, pois o número de ramificações e conexões que inervam os órgãos é reduzido com a idade. Deste modo, os idosos perdem reflexos e sensibilidade, agravando a perda de equilíbrio devido a mudanças motoras. Além disso, o indivíduo passa por mudanças fisiológicas onde os ombros se curvam a cabeça se inclina para frente á curvatura da coluna adota uma hiper lordose, os joelhos adotam uma flexão maior do que a fisiológica, os ossos também sofrem alterações e perdendo massa óssea devido à redução do deposito de minerais, favorecendo descalcificação que resulta em osteoporose principalmente em sujeitos sedentários (LORDA PAZ, 1990).
...