As Variações Técnicas do Tennis
Por: Vitor Henrique • 29/4/2021 • Artigo • 3.968 Palavras (16 Páginas) • 150 Visualizações
VITOR HENRIQUE CORREGOSINHO DA SILVA
Bacharelado em Educação Física
Variações Técnicas do Tennis
Tutor: Profª Ms. Raquel Daffre de Arroxellas
Centro Universitário Claretiano
Rio Verde GO
2020
Variações Técnicas do Tennis
Um esporte que trás consigo um repertório imenso de capacidades físicas, mentais e técnicas variadas, fazendo assim seus praticantes cada vez mais apaixonados e fissurados por aprender mais e mais. Jogar tênis equivale à prática de inúmeras pequenas corridas e envolve também movimentos anaeróbicos que podem ajudar na queima de gordura, caso esse seja um dos seus objetivos. Iremos discutir sobre a parte técnica do tênis, que é um dos esportes mais praticados do país e que traz muitos retornos benéficos á saúde física e mental. O artigo irá se tratar de uma revisão bibliográfica de publicações em sites. Todos os pontos no tênis são iniciados com um saque, fazendo esse ser o principal da modalidade. Através deste, outras pessoas que desconhecem sobre o Tennis, terão a oportunidade de conhecerem muito a partir da leitura deste artigo.
INTRODUÇÃO
Nesse artigo iremos entender mais sobre o Tennis, uma das modalidades esportivas mais importantes e praticadas no Brasil.
Um esporte que trás consigo um repertório imenso de capacidades físicas, mentais e técnicas variadas, fazendo assim seus praticantes cada vez mais apaixonados e fissurados por aprender mais e mais. Com suas diferentes formas de golpear a bola, diferentes formas de empunhar a raquete e seus variados efeitos de rotação da bola.
Para Finn (2010, apud Bruce, 2010, p.97), os estudos de gastos calóricos feitos pelo Dr. Joan Finn, ex-professor titular de Ciências do Exercício, no Laboratório de Performance Humana da Southern Connecticut State University, juntamente a seus pares, concluiu que o Tênis em nível de competição queima mais calorias que patinação, ciclismo ou fazer outros exercícios aeróbicos. Jogar tênis equivale a prática de inúmeras pequenas corridas e envolve também movimentos anaeróbicos que podem ajudar na queima de gordura, caso esse seja um dos seus objetivos. Também proporciona um aumento da frequência cardíaca e dos níveis de energia corpórea. Sem falar na cadência vital de uma boa respiração a fim de que a cada ponto a fadiga, o estresse físico e a recuperação mental sejam controladas. O oxigênio, bombeado por todo corpo a cada pausa, também é parte do jogo e da prática de um bom tênis. O médico estadunidense Ralf Paffenbarger, ao estudar cerca de dez mil pessoas ao longo de 20 anos de pesquisa, concluiu que a prática do tênis por três horas semanais reduz o risco de mal súbito à metade. Mas além de ser uma atividade muito desafiadora para o seu corpo ela também o é para sua cabeça.
Discutir sobre a parte técnica do tênis, que é um dos esportes mais praticados do país e que traz muitos retornos benéficos á saúde física e mental.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
- Golpes
O tênis é uma modalidade esportiva considerada complexa, devido, entre outros fatores, aos inúmeros golpes que o compõe. Desta forma, podemos dividir os golpes em duas categorias:
a) Golpes Básicos: forehand, backhand ( com uma ou com duas mãos ), saque, voleio forehand, voleio backhand, smash e devolução de saque.
b) Golpes Especiais: passada ( passing shot ), lob defensivo, lob ofensivo, batepronto ( half-volley ), curta (drop shot), swing voley.
- Efeitos
O efeito ( spin ) pode ser entendido como a rotação imprimida à bola, independente do golpe, e é basicamente classificado em três categorias:
• Flat: rotação mínima;
• Topspin: rotação da bola para frente;
• Slice: rotação da bola para trás (também é conhecido como underspin).
[pic 1]
Figura 1. As três categorias de efeitos utilizados no tênis: flat, topspin e slice.
Percebemos que dois fatores contribuem para a geração dos efeitos:
a) trajetória da cabeça da raquete, e velocidade da mesma;
b) ângulo da cabeça da raquete no instante do contato raquete-bola.
- Empunhaduras
O termo empunhadura (grip) representa a posição da mão do tenista em relação ao cabo da raquete. São elas: a Continental, Eastern, Semi-Western, Western e Western Extrema.
METODOLOGIA
Vai se tratar de uma revisão bibliográfica de publicações em sites.
DISCUSSÃO
1.1 Golpes
Forehand: O forehand no tênis, chamado também de direita, é o golpe feito com a raquete com a palma da mão virada para frente. Para os destros, ele acontece do lado direito. Já os canhotos fazem o forehand do lado esquerdo (Andrade, 2019).
Entre os diferentes tipos de empunhaduras no tênis, os mais comuns para o forehand são a empunhadura eastern e empunhadura semi-western (Andrade, 2019).
Entre todos os golpes, o forehand tende a ser o mais utilizado em um jogo de tênis. Para quem está começando, não é necessário bater com força. À medida que conseguir mais controle, o tenista ganhará precisão e potência (Andrade, 2019).
Antes de executar o forehand, o tenista deve girar o corpo e levar a raquete para trás de seu corpo. Assim, deve ser feito um swing em que o braço acompanhará o movimento da bola (Andrade, 2019).
...