Aspectos Psicossociais da Competição
Por: Bianca Thaynara • 31/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 314 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
Identificação e seleção de talentos esportivos
Aspectos Psicossociais da Competição
O esporte contribui de uma forma significativa no bem estar psicológico das pessoas, o esporte gera autoconfiança e ajuda nas relações sociais, diminuição da ansiedade e da depressão, as alterações de estados de humor e o aspecto motivacional para a inserção e manutenção no exercício. Além disso, o esporte deixa a pessoa mais ativa e disposta, o que poderá motivá-la a desempenhar outras atividades e tentar novos desafios. Quando falamos de competição sabemos que o esporte exige de seu praticante uma alta carga não só fisiológica, mas psicológica, comportamental e emocional. No desenvolvimento de personalidade por exemplo, é normal apresentarem problema de controle de emoções e reações no esporte. Problemas que podem afetar diretamente no rendimento. Fatores psicossociais assim que interferem diretamente no rendimento desse atleta como: Família, Gênero, Saúde, Mobilidade, Racismo.
A importância da família por exemplo, se revela, não como núcleo que cobra resultados e retornos, mas como uma célula que apresenta um real valor a partir dos vínculos e de uma boa educação. Esse ambiente de afeto deve ser ampliado também, para os amigos na perspectiva de construção de redes de apoio. As famílias que têm em um de seus membros a possibilidade de êxito profissional, por exemplo: de se tornar um jogador de futebol profissional, ficam deslumbradas com a possibilidade de um futuro “maravilhoso” para si, cheio de conforto, fama, bem-estar e dinheiro.
Esta família constrói então uma relação de excessiva cobrança deste filho/atleta por resultados palpáveis, deixando de lado uma convivência natural e normal, reproduzindo nas relações afetivas, as relações de mercado, esquecem que apenas poucos conseguem alcançar um status de sucesso.
...