TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Física, Aptidão Física e Saúde

Por:   •  1/12/2019  •  Resenha  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade física, aptidão física e saúde.

GUEDES, Dartan Pinto e Guedes, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde – V. 1, N 1, pág.  18-25, 1995.

O artigo dos autores baseia-se em um estudo que tem como objetivo reunir informações, conceitos direcionados a promoção da saúde mediante a prática da atividade física. Trazendo o que se entende por saúde, atividade física (AF), exercício físico (EF) e esporte, abordando também o que vem a ser aptidão física.

Guedes e Guedes, nos apresenta uma relação formada com aptidão física, atividade física e saúde, onde cada um individuo ao praticar regularmente atividades físicas tende a obter uma aptidão física melhor e assim se tornar mais ativo, o que consequentemente relacionaria ao seu estado de saúde. E para melhor delimitação e  compreensão desta relação os autores apresentam definições dos conceitos e pressupostos que são utilizados para saúde, atividade física, exercício físico, esporte e também aptidão física.

Segundo os autores a definição de saúde é de suma importante, na medida em que a prática da atividade física direciona a sua promoção.  Conceitualmente, saúde, tem se qualificado de maneira muito vaga e prolixa, uma vez que tendem a relacionar saúde com a ausência de doenças ou enfermidades.

Os autores, no decorrer do artigo, vêm apresentando estes conceitos  que fundamentam e sustentam suas argumentações diante do que é proposto no estudo.

E de acordo com a WHO (1978), conforme citado por Guedes e Guedes (1995, p.19) “saúde se identifica com uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.  Do qual podemos compreender que não basta há ausência de doenças, é necessário apresentar outros aspectos que afaste os riscos de contraí-las, ou seja, é preciso ter acesso às boas condições de infraestrutura que garantam aos indivíduos condições viáveis de sobrevivência.

Nesse sentido, Carpersen et al (1985), aponta que a atividade física é qualquer movimento corporal produzidos pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.(apud GUEDES e GUEDES, 1995, p.20). Ou seja, podemos incluir atividades diárias, como banhar, vestir, andar, atividades de lazer como dançar, exercitar praticar esportes, etc.

Guedes e Guedes, novamente  faz referência à Carpersen et al (1985),  definindo sobre o exercício físico, que segundo ele “é toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física”. (apud GUEDES e GUEDES, 1995, p.20). Os autores abordam que mesmo tendo alguns aspectos em comum com a atividade física e demonstrando relação com a aptidão física, o exercício físico é avaliado como uma subcategoria da atividade física, o que não o faz sinônimo da atividade física.

Sobre o conceito de esporte, os autores apresentam uma consideração de Generalitat de Catalunya (1991, apud GUEDES e GUEDES, p.21), bastante aceita na área da promoção da saúde, apesar da variedade de significados, que coloca o esporte como um sistema de ordenado de praticas corporais de relativa complexidade que envolve atividades de competição institucionalmente regulamentada (...).  Dessa forma nos apresentam duas maneiras distintas dessa prática, que são os esportes de recreação e os de esportes de alto rendimento.  Sendo que o de recreação é o que tem como objetivo o bem- estar e o relacionamento interpessoal, ou seja, mantém os valores lúdicos. Já o de alto rendimento, visa à superação de competidores, de marcas/recordes e muitas das vezes com desígnios econômicos e políticos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (1978, apud GUEDES e GUEDES, p.22), a definição de aptidão física que deve ser entendida como “a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória”. Já a definição de Bouchard et ali (1990 apud GUEDES e GUEDES, p. 22-23), que define a aptidão física como um estado dinâmico de energia e vitalidade que permita a cada um não apenas a realização das tarefas do cotidiano, as ocupações ativas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevistas sem fadigas excessiva, mas também evitar o aparecimento das disfunções hipocinéticas, enquanto funcionamento no pico da capacidade intelectual e sentindo alegria em viver”.  

Desse modo Guedes e Guedes numa perspectiva de abordagem da relação de aptidão física relacionada à saúde, afirmam que a pratica de exercícios físicos habituais além de promover a saúde, influência  na reabilitação de determinadas patologias associadas ao aumento dos indicies de morbidade e da mortalidade. E que a prática de atividades física influência e é influenciada pelos índices de aptidão física aos quais determinam e são determinadas pelo estado de saúde.

Relacionando o que os autores, apresentam no artigo com a epistemologia do positivismo, podemos perceber que para adentrarmos numa perspectiva globalizadora, que possa abranger as relações físicas do ser humano, (psíquico, social e emocional), inseridas na conjuntura sociocultural do seu tempo, é preciso não  nos contentar com essa visão ideológica do positivismo, uma vez que não podemos avançar para um conhecimento interdisciplinar, que abranja a totalidade do homem/mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com