Brincadeiras Populares Infantis Brasileiras: Pega-pega, Pique-esconde
Por: Sol Mendes • 7/6/2019 • Monografia • 371 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
ATIVIDADE REFLEXIVA – Unidade II
Abro essa atividade ressaltando a ideia de Giuselini (1982 p.9)
“A função motora está presente desde a concepção e durante toda a vida do ser humano. O movimento é manifestação fundamental de desenvolvimento do homem e possibilita seu relacionamento com o mundo e com os demais, características inerentes da condição humana.”
TEMA: Brincadeiras Populares Infantis Brasileiras: pega-pega, pique-esconde.
FAIXA ETARIA A SER ATENDIDA: 5 (cinco) anos
OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver os movimentos globais, coordenação motora, noção temporal de espaço e lateralidade, capacidade de raciocínio e flexibilidade.
MATERIAIS: nenhum material palpável, apenas a vontade de participar de cada criança.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
Pega-Pega: Com número indefinido de jogadores, um será o pegador e os demais serão fugitivos. O pegador sai correndo na tentativa de alcançar os demais, o primeiro fugitivo a ser tocado pelo pegador, torna-se pegador e a brincadeira reinicia.
Pique-Esconde: Também com número indefinido de jogadores, uma criança tem que tampar sua visão e contar até 30 no mesmo tempo que as outras se escondem. Após isso, ela tem que procurar e encontrar todos os outros para ganhar a brincadeira. Sempre que achar alguém, tem que correr e bater em algum ponto específico denominado pique, dizendo o nome do jogador que foi encontrado.
METODOLOGIA / AVALIAÇÃO
Serão observados nas atividades propostas a coordenação motora, flexibilidade, iniciação da importância de calculo de velocidade e noção de tempo e espaço físico. Além disso, verificar do mesmo modo, a expressão corporal e linguagem, a participação em grupo, o envolvimento com outros seres humanos ali presentes, empatia, inibição, desenvoltura, aspectos comportamentais e fisiológicos que são consideravelmente significativos para seu desenrolamento ou interação na sociedade e meio que vive.
[...] Compreende-se como importante característica do profissional de
Educação Infantil a busca constante por aprender sobre o desenvolvimento
da criança, sua forma de ver e sentir o mundo, criando oportunidades para ela manifestar suas ideias, sua linguagem, seus sentimentos, sua criatividade, suas reações, suas relações sociais e sua imaginação. (BRASIL, 1998, p. 82)
Referências Bibliográficas:
A Importância da Educação Física no Ensino Infantil na cidade de Barretos S.P , Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5346/1/2012_NubiadeFatimaMalta.pdf.
Apostila oferecida pela UNICID: Prática de Ensino em Ed. Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ens. Fundamental / Fundamentos para a Prática de Ens. da Educação Física na Educação Infantil.
...