CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Por: anadiasg • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 543 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
[pic 2]
[pic 3]
Ana Paula Dias Gomes
Obesidade na adolescência
[pic 4][pic 5]
Dourados
2018
Tema
Obesidade na adolescência
De acordo com avaliação de dados, nas ultimas décadas houve um aumento significativo da obesidade em crianças e adolescentes, a obesidade que antes era uma doença mais observada em adultos hoje vem afetando também as crianças e jovem. Estima se que atualmente há um milhão e meio de jovens que são obesos com a maior predominância no sexo feminino E os casos de obesidade só vêm aumentando não apenas nos países de alto nível mais também em países em desenvolvimento como o Brasil. O excesso de peso predispõe o adolescente às diversas complicações fisiológicas e psicossociais (MCARDLE et alli, 2002) e por isso a profilaxia desse problema deve ser realizada ainda na adolescência, por meio da reeducação alimentar e prática de atividade física. A reeducação alimentar refere-se à aprendizagem de conceitos básicos de nutrição como a quantidade e qualidade dos alimentos ideais para cada refeição. E a atividade física pode propiciar benefícios na qualidade de vida do adolescente orgânicos e psicossociais como a redução da gordura corporal sem interferência no metabolismo basal (GUERRA et al, 2001).
Delimitação do tema
Fatores como o aumento da tecnologia, o uso de aparelhos de televisão, videogames, computadores e celulares, vêm transformando a vida dos jovens os tornando sedentários, e isso têm contribuindo muito para o aumento da obesidade. Também nas ultimas décadas ouve uma mudança nos padrões alimentares, aumentando o consumo de açucares simples e alimentos industrializados, e diminuição da ingestão de frutas e hortaliças estão ligados diretamente ao aumento de peso na adolescência.
Através desses dados concluímos que as variáveis, sedentarismos associados a mudanças nos hábitos alimentares estão provocando o aumento da obesidade e atividades físicas e mudança no padrão alimentar devem ser priorizados nas intervenções voltadas para prevenção de obesidade entre adolescentes.
Objetivos gerais
A ideia principal desse trabalho foi colocar em pauta os principais fatores determinantes do sobrepeso e obesidade na adolescência. Usando como base uma avaliação critica sobre o assunto. Para essa avaliação consultamos as principais bases de dados nacionais como Scielo.
Objetivos específicos
A obesidade é causada pela interação de fatores genéticos e ambientais, exemplo uma pessoa que tem pais obesos tem uma boa chance de ser obeso também. E os fatores ambientais são sedentarismo, maus hábitos alimentares como ingestão excessiva de açucares, alimentos industrializados, e também em pouquíssimos casos a obesidade é causada por outra doença como: endócrinas, tumores, etc.
...