CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
Por: joaquimneto0707 • 12/4/2021 • Trabalho acadêmico • 890 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
Disciplina: Fundamentos Pedagógicos do Esporte | Tarefa: (exemplo: atividade do ciclo 1) | |
Nome: | RA: | Turma: (exemplo: DGEF12.....) |
Parecer do Tutor: |
RESPOSTAS
1)
De acordo com a unidade estudada , foi possível identificar que a definição de esporte como uma prática que desenvolvida como a principal meta a interação social dos indivíduos , faz com que a criança que participe aprenda que entre ela e o mundo existem outras pessoas.
Ao citarmos o esporte é normal que passe em nossas mentes as imagens de competições esportivas entre grandes atletas profissionais ou grandes equipes famosas ao qual conhecemos, porém devemos levar em conta que o esporte não se limita apenas a competições de alto rendimento, ele também é visto como um elemento cultural dos povos .
Conforme Barbanti(2006, p.57) o esporte é visto como “ uma atividade competitiva institucionalizada com envolvimento de esforço físico e o uso de habilidades motoras um pouco ou muito complexas, por indivíduos, cuja participação é originada por uma mescla de fatores intrínsecos e extrínsecos”.
Podemos considerar que o esporte apresenta inúmeros objetivos para serem desenvolvidos, o mesmo pode ter vários intuitos na sua prática, pode ser praticado para melhorar desempenho individual , em competições de alto nível, sempre tendo um objetivo final .
Temos que considerar sempre que podemos realizar atividades esportivas com diferentes intuitos, objetivos e finalidades. Independentemente de ser um esporte praticado individualmente, em duplas, ou coletivo sempre haverá um adversário.
Ao citarmos a diferença dos conceitos de “esporte na escola ” e “esporte da escola’’ é importante enfatizar que esporte na escola tem como sua principal característica o alto rendimento colocando às técnicas aguçadas e fundamentos idênticos a modalidade original.
Já o o esporte da escola na concepção de Bracht(2000) é possível colocar outro sentido à prática esportiva, na qual o rendimento e a competição não tenham o foco principal, diferente do que possui no foco o esporte de alto nível. Para isso, o esporte da escola tem um significado menos central às competições e ao rendimento máximo dos alunos participantes, permitindo que os mesmo tenham vivências de outras formas de práticas esportivas, tais como as que privilegiem, por exemplo, a cooperação e o rendimento possível de acordo com suas capacidades.
3)
Tema: Atletismo
Objetivo :
Fazer um trabalho de descoberta e criatividade dos discentes por meio de elaboração de atividades, para que assim os mesmos possam ficarem seguros de si e confiarem em suas potencialidades; Implementar o aspecto de solidariedade e de cooperação, através do uso das atividades que possibilitem a integração do aluno ao meio social, possibilitando ao mesmo tempo a consciência de pertencer a um grupo.
Vivenciar a modalidade atletismo com ênfase nas corridas.
Plano de Ação:
Será perguntado aos discentes o que eles conhecem e tenham de conhecimento sobre o atletismo.na sequencia será passada uma folha para cada participante, que irá desenhar o que acha que é o atletismo.
Feito isso, será realizado uma breve conversa sobre o que os mesmos colocaram nos papéis . Em seguida será apresentado um vídeo com cenas de variadas provas de atletismo com alguns atletas de destaque .
Será enfatizada nesta aula a corrida de velocidade . Primeiro, será separados os meninos das meninas, sempre explicando que, nas modalidades de corridas oficiais, a regra é bem clara sobre essa divisão de atletas e categorias. Na sequência, serão colocados para participar da atividade de correr juntos, divididos em grupos mistos , porém menores. O aluno que estiver esperando a vez ficará responsável por marcar os tempos ou observar e anotar a chegada dos outros. Em seguida , será proposto um jogo em que os discentes serão colocados em duplas. As duplas receberam uma folha de jornal ao qual deveram serem levadas aos colegas e parceiros que se posicionarem à sua frente , no sentido contrário ao dele em uma distância que poderá ser de uma lateral a outra da quadra ou ambiente adequado para a atividade. A folha deverá ser segurada pelas mãos. Quem estiver com a folha levará para o parceiro , chegando a o lado oposto da sua posição inicial. O parceiro, então, pegará a folha e a levará para o outro lado , de onde sai o seu parceiro. A dupla que conseguir fazer essa troca de lugar levando a folha de jornal rente ao corpo se andando de forma rápida, porém, sem correr, sairá vitoriosa. Concluídas as duas atividades, organize uma roda de conversa e incentive todos a comentar as vivências, identificando o que foi aprendido e de que forma, ou a apresentar dúvidas.
...