CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
Por: Pablo Alves • 19/4/2021 • Trabalho acadêmico • 716 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA -
LICENCIATURA
Disciplina: Antropologia, Ética e Cultura | Tarefa: Portfólio - Ciclo 2 | |
Nome: Pablo Alves Lopes | RA: 8091448 | Turma: DGEFL1901GOIA0S |
Parecer do Tutor: |
Os períodos da Idade Moderna e Idade Contemporânea trouxe bastatante mudanças no âmbito da economia, desenvolvimento tecnológico pois houve uma maior autonomia do ser humano, a exploração e expansão oportunizou o desenvolvimento econômico, assim, potencializando o desenvolvimento humano.
A Idade Moderna que está entre a Idade Média e Idade Contemporânea nos séculos XV e XVIII e caractererizada pelo início do feudalismo, trazendo mudanças na economia e progressos tecnológicos. Com a revolução comercial instaurou o mercantilismo, que o cerne do capitalismo começando a dar fim o sistema feudal, surgindo novas tecnologias, a partir do século XVII o desenvolvimento tecnológico baseou-se na mecanização e divisão trabalhista, foi um período de grande transformação econômico, tecnológico e humano, pois decobriram novas terras, instalou um sistema econômico mais sólido, aperfeiçoou indtrumento como a bússola que auxiliava nas navegações, no desenvolvimento humano surgiram teorias sociais e cientificas através do filósofos iluministas e os cientistas inventaram diversas máquinas, foi aqui que surgiu as máquinas a vapor (HAYNE, L. A.; WYSE, A. T, 2018).
O fim da Idade Moderna e caracterizada pela revolução francesa dando início a Idade Contemporânea. O que aconteceu desde a revolução (1789) até os dias atuais é considerado Idade Contemporânea, este período houve grandes mudanças tecnologicas, na econômia e no desenvolvimento humano ocasionado pelos acontecimentos marcantes que mudaram o rumo da sociedade, como guerras, primeira, segunda, guerra fria, entre outras; avanços em pesquisas e invenções; e as indagações de quem somos, quem é o ser humano? (ROMANI, 2011). Cada vez mais buscamos essa pergunta, enquanto a economia tem seus altos e baixos nesse período a tecnologia segue avançando de uma forma avassaladora onde ocorre questionamentos sobre a autonomia da tecnologia, chegamos ao ponto onde a tecnologia em algumas partes se desenvolve sozinha e embaraçamos no ponto crucial da nossa subsistência, o viver em coletivo! Esse ponto desencadeou vários acontecimentos catastróficos que marcaram e ainda marcam este período, as guerras por interesses, por negligência, por oposição ou por posição política e recentemente por defender a minha visão de mundo, como vemos o combate a pandemia que vivemos, mesmo através destes grandes avanços o ser humano foi o que menos desenvolveu.
Predominamente a dificuldade nas relações humanas é a pacificação, as mortes por conflitos aumentaram exporadicamente do século XVI para o século atual. Esses conflitos se devem por conflitos religiosos, segregação racial, política e outros (DANIEL,E.,SANCHES,E.,SCOPINHO,S., 2020).
Depois de discorrer sobre os períodos e o que dificulta as relações humanas um conceito que também dificulta essa relação é a pós-verdade, pois os fatos e a ciência tem menos influência em fatores de decisão do que nossas crenças pessoais. Zygmunt Bauman sociólogo polonês desenvolveu um termo que está ligado a pós-verdade que o conceito de modernidade liquida. Como o próprio nome diz “liquida” é conceito onde as relações, a economia, e a produção de materiais são frágeis, maleáveis como um líquido. Iniciou-se após a segunda guerra mundial, as relações econômicas se antepunha as relações humanas e sociais, o consumismo sobrepos a moral “você é o que tem” (DANIEL,E.,SANCHES,E.,SCOPINHO,S., 2020).
...