DIFERENÇA DE LICENCIATURA E BACHARELADO
Por: Ivan Rauch • 12/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.692 Palavras (7 Páginas) • 536 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 ENTREVISTA ..........................................................................................................6
4 ANALISE DA ENTREVISTA .....................................................................................7
5 CONCLUSÃO ....................................................................................................... ...8
REFERÊNCIAS ...........................................................................................................9
INTRODUÇÃO
A Educação Física é uma ciência que está em constante evolução, apresenta características e procedimentos diferentes em cada área de atuação. Em toda sua história essa ciência passou por aprimoramentos e fundamentos que marcaram o processo pedagógico. O presente trabalho apresenta basicamente um desses marcos na história da Educação Física, apresentando basicamente as diferentes diretrizes do curso de Educação Física nas capacitações em Bacharelado e Licenciatura. Para um melhor esclarecimento é descrito as particularidades tanto na formação, quanto nas áreas de atuação.
O objetivo principal deste trabalho é proporcionar o esclarecimento de ambas formações, que atualmente proporcionam aos profissionais uma capacitação mais aprimorada e com um grau elevado de objetividade. Uma das características principais da licenciatura, é que ensina ao aluno, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, tornando-o um professor. No bacharelado, a formação é voltada para o mercado de trabalho, o que o torna apto apenas a desenvolver uma atividade em determinada área de atuação, como por exemplo em academias, áreas de natação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
A Educação Física é uma ciência que estuda a prática correta e estruturada de um conjunto de atividades físicas. Seu objetivo é conduzir os profissionais a uma capacitação adequada, conhecimento do corpo humano, práticas e procedimentos de atividades físicas que melhoram o condicionamento físico, a prevenção de doenças através dos exercícios físicos e a saúde daqueles que praticam atividades corporais.
Essa ciência está em constante evolução, e para tanto o curso de Educação Física passou a reger obedecendo Diretrizes Curriculares que dividiram o Curso entre Bacharelado e Licenciatura. Essas mudanças foram firmadas através das resoluções do Conselho Nacional de Educação de 18 de fevereiro de 2002 e de 31 de março de 2004, que determinou procedimentos, princípios pedagógicos, diferentes cargas horárias, áreas de atuação e dimensões do conhecimento distintas. Antes do vigor dessas resoluções o curso de Educação Física formava profissionais sem distinção entre bacharel e licenciado, portanto pode-se considerar que o novo regulamento proporciona aos profissionais uma capacitação mais aprimorada e com um grau de objetividade mais elevado, quando se considera o nível de complexidade que é tratado em ambos os cursos.
Analisando o currículo das duas modalidades pode-se perceber algumas disciplinas em comum. Porém, ao longo dos semestres são incluídas matérias específicas para cada habilitação, mais precisamente a partir do 4º período o aluno vai direcionando sua formação, e sua futura atuação profissional.
Na licenciatura existem disciplinas pedagógicas, como, fundamentos da educação, organização e gestão da escola, didática e metodologia do ensino, que são específicas da área, outra disciplina que passou a ser obrigatória nos cursos de licenciatura é a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), pois ela é essencial para a inclusão de alunos especiais, e que será explorada no estágio obrigatório nas escolas. O curso de licenciatura tem como objetivo formar profissionais exclusivamente para a educação básica, ou seja, para atuar nas escolas de educação infantil e do ensino fundamental e médio, desempenhando atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas, e por isso traz disciplinas específicas para formar um professor. O licenciado poderá também atuar em pesquisas relacionadas ao ensino, entretanto, os licenciados não podem atuar em academias, clubes e outros espaços não-escolares. O curso de licenciatura tem duração de três anos e a carga horária de 2.800 horas.
Já no bacharelado a atenção está voltada para a pesquisa e o aluno encontra disciplinas que abordam metodologia da pesquisa científica, laboratórios práticos de pesquisa e também algumas disciplinas de gestão. O objetivo do bacharelado é formar profissionais para atuar na área não-escolar (clubes, academias, centros comunitários, hotéis, associações recreativas, empresas e outros). Atuando no planejamento, orientação e avaliação de programas de atividades físicas e saúde. O Bacharel em Educação física pode realizar pesquisas nessas áreas, no entanto, não está autorizado a exercer sua profissão no ensino formal escolar, os estágios podem ser feitos em empresas e outras instituições que atuem no mercado profissional, e o curso tem duração de quatro anos e a carga horária de 3.240horas
Ambos os cursos possuem disciplinas específicas, como exemplo:
Disciplinas que só existem na Licenciatura | Disciplinas que só existem no Bacharelado |
Oficinas de Práticas Pedagógicas | Projetos em Atividade Física para a Qualidade de Vida |
Didática | Iniciação às Atividades Aquáticas |
Prática de Ensino em Educação Física I | Princípios do Treinamento Resistido |
Gestão da Educação Física Escolar | Marketing Pessoal e Esportivo |
ENTREVISTA
Na escola da região foi passado um questionário para professor da Educação Física, as repostas estão abaixo.
...