Desenvolvimento Psicomotor: Atividade Lúdica
Por: Elias Rolim • 9/3/2021 • Trabalho acadêmico • 786 Palavras (4 Páginas) • 327 Visualizações
UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR
EDUCAÇÃO FÍSICA
ARIANE TEIXEIRA RA: 20055588-2
GUSTAVO BORGES RA: 20071638-2
ELIAS ROLIM RA: 20058297-2
ALDRICK HENRIQUE RODRIGUES RA: 20146940-2
Desenvolvimento Psicomotor: Atividade Lúdica
MARINGÁ-PR
2020
ARIANE TEIXEIRA DOS SANTOS
GUSTAVO BORGES DE SENA
ELIAS ROLIM ALVES
ALDRICK HENRIQUE RODRIGUES
Desenvolvimento Psicomotor: Atividade Lúdica
O desenvolvimento Psicomotor é de extrema importância na vida de uma criança, e por meio das atividades lúdicas se pode adquirir esse desenvolvimento, pois é através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se com indivíduo superando suas dificuldades de aprendizagem.
MARINGÁ-PR
2020
SUMÁRIO
⦁ INTRODUÇÃO ...............................................................................................3
⦁ COMO FUNCIONARÁ ..................................................................................4
⦁ REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES..............................................................4
⦁ MATERIAIS UTILIZADOS...........................................................................5
⦁ DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS...........…………………………………….5
⦁ CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................................6
⦁ REFERÊNCIAS...............................................................................................7
3
⦁ INTRODUÇÃO
As Atividades psicomotoras são aquelas que marcam a interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso. São importantes para a vida do ser humano, mas ao mesmo tempo, indispensáveis para a vida das crianças de hoje em dia.
Essas atividades favorecem o processo do desenvolvimento da aprendizagem da criança, proporciona evolução nas funções cognitivas, preparando-as para diferentes habilidades. Isso se dá através das vivências que as crianças tem com atividades adequadas, que trabalham o corpo em movimento. Tornar isso lúdico, nos ajuda a preparar a criança para o desempenho de papéis sociais, fazê-la entender o funcionamento do mundo, suas emoções, quanto mais a criança brinca mais ela se desenvolve em aspectos motores, cognitivos, até mesmo corporal.
E é por meio da brincadeira que a criança aprimora seus conhecimentos acerca da sua realidade. Contudo, pensamos em realizar atividades que contém circuitos, para tornar tudo mais divertido e um pouco competitivo. Vão ser realizadas com crianças de 8 a 12 anos, e podem ser feitas em locais abertos, como parques públicos e crianças que moram próximo.
4
⦁ COMO FUNCIONARÁ
Estipulando que teremos 30 crianças, vamos separar todos em 5 grupos com 6integrantes cada, considerando as características físicas, não deixando haver desvantagens ou diferenças entre os grupos, pois como vai ser um circuito e competitivo, todos devem ter as mesmas oportunidades.
Os pontos serão contados desde o início, cada grupo deverá escolher um nome para serem identificados, um grito de guerra, e elaborar um uniforme com uma cor específica, que será somente do seu grupo, poderão customizar os uniformes com os materiais disponibilizados por nós.
⦁ REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
O primeiro exercício vai ser uma estafeta, onde os grupos estarão separados em fileiras, um grupo do lado do outro. Um cone estará posicionado a frente de cada fila, numa distância de 10 metros, o primeiro da fila sai correndo, passa pelo cone, volta para fila e pega na mão do próximo parceiro, passa novamente pelo cone e pega mão do próximo e assim por diante. Quem der a volta pelo cone, sem soltar a mão e com todos do grupo primeiro, ganha. Cada colocação terá seus respectivos pontos.
Logo
...