EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: eguihoff • 16/8/2016 • Projeto de pesquisa • 733 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI
ÉQUITO LEONARDO DE SOUZA HOFF
RUGBY EM CADEIRA DE RODAS
TURMA 232
PROFESSOR MAICON NEKEL
EDUCAÇÃO FÍSICA
CAMPO BOM, 18 DE ABRIL DE 2016
INTRODUÇÃO
O Rubgy em cadeira de rodas é um esporte paralímpico criado no final da década de 1970 no Canadá para atletas com deficiência em pelo menos 3 membros.
É um esporte bastante desconhecido mas que me chamou muita atenção pela bravura e a resistência dos competidores, e também pela energia do público, trazendo muita emoção ao jogo, mostrando bastante semelhança com o rugby tradicional.
O Objetivo do trabalho é apresentar um esporte paraolimíco e mostrar como ele surgiu, alguns fatos curiosos sobre ele, quem pratica no Brasil, suas regras e outros.
Desenvolvimento
Como surgiu:
O esporte surgiu em Winnipeg no país do Canadá no final da décade de 70, por cinco atletas cadeirantes que procuravam uma alternativa para o basquetebol em cadeira de rodas e entrou como demonstração em atlanta no ano de 1996, mas que estreou oficialmente nos jogos de Sydney em 2000.
Fatos Curiosos:
O esporte foi inicialmente chamado de murderball (bola assassina, em inglês) antes de receber o nome menos Controverso no final dos anos 80. Por ser um esporte que necessita de muita garra dos competidores e assim deixa ele violento.
O primeiro título oficial do esporte foi dos Estados Unidos contra o Canadá em uma final histórica em 1996, vencendo de 37 a 30, ainda quando o esporte ainda era uma demonstração.
A Seleção Australiana foi derrotada em duas oportunidades também pelos Estados Unidos em 1996 e 2000. Nos jogos de Londres em 2008, eles conseguiram levar a medalha de Ouro para casa.
O jogo com maior diferença no placar da história Paralímpica do esporte: EUA 65 x 30 China.
Os Países: Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia são os únicos com medalhas, deixando o nosso Brasil fora dessa lista.
Quem Pratica esse Esporte no Brasil:
No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC). E o brasil também tem uma seleção oficial que está fazendo seus treinos com sua equipe principal e as categorias de base.
Regras
Dois times, formados por quatro atletas cadeirantes cada (podem ser homens e mulheres juntos) passam a bola entre sí na tentativa de cruzar a linha de gol adversária e marcar pontos.
...