EMAGRECIMENTO DE JOVENS PELA MUSCULAÇÃO
Por: Leonardo Melo • 29/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.615 Palavras (7 Páginas) • 318 Visualizações
DANÇAS COM IDOSOS
PASSOS – MG
NOV/2016
[pic 1][pic 2]
DANÇAS COM IDOSOS
PASSOS - MG
NOV/2016
[pic 3]
[pic 4]
SUMÁRIO
ESCOLHA DO TEMA 4
1. REVISÃO DE LITERATURA 4
2. PROBLEMA 6
3. HIPÓTESE 6
4. JUSTIFICATIVA 6
5. OBJETIVOS 7
6. METODOLOGIA 7
7. CRONOGRAMA 7
8. REFERÊNCIAS 8
ESCOLHA DO TEMA
Acredita que todos nós devemos praticar alguma atividade física, por seus propósitos e benefícios e com a dança pode fazer com que ocorra essa prática,fazendo com que possa ter benefícios por meio desta. Então a procura de algo de grandes benefícios e prazeroso, pois sabemos que para os idosos o que é muito cansativo e desgastante não interessaria ao início de seu propósito. Encontrando então a experiência de danças com idosos do ponto de vista motor. Pois é uma atividade prazerosa de se praticar e de inúmeros benefícios alcançados.
- REVISÃO DE LITERATURA
“A população idosa é determinada a partir dos sessenta anos de idade, com expectativa de vida que pode chegar aos setenta e cinco anos ate 2025, com base na organização mundial da saúde” (OMS,2000, pág145).
Na afirmação seguinte temos que buscar melhorias de vida aos idosos, já que o quadro nos mostra uma maior longevidade. A dança traz benefícios como uma maior flexibilidade, aumento da mobilidade, fortalecimento muscular, entre outros. A longevidade é, sem dúvida, uma conquista. Há uma mudança entre países que ainda ocorre seu desenvolvimento para países que já são desenvolvidos. Enquanto, nos primeiros, o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida, nos outros, esse processo acontece de forma rápida, sem tempo para uma reorganização social e da área de saúde adequada para atender às novas demandas emergentes. Isso ocorre porque faltam recursos em países no processo de desenvolvimento. Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado. O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo, tanto isso é verdade que se estima para o ano de 2050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. (Estado de Minas Gerais).
“O crescimento demográfico da população idosa e de grande interesse por parte dos estudiosos. Os estudos tem se voltado a saúde do idoso, e na maioria deles, a prática regular de atividade física está inserida como prioridade na saúde e melhoria da qualidade de vida desta população.”(SILVA;E MASO,2007).
A dança é um atrativo para os idosos por ser também uma atividade que proporciona um bem estar mental, facilitando a sua prática regular diferente de outras atividades. O melhor a se fazer ao introduzir o idoso a prática da dança, é fazer com que o mesmo a sinta e experimente como um lazer. A dança sênior é uma dessas atividades que vem ganhando mais espaço no Brasil como estratégia preventiva da inatividade, para retardar a senilidade e promover qualidade de vida entre os idosos.
Com passos simples e na sua maioria simétricos, a Dança Sênior com suas dinâmicas circulares atua na capacidade de locomoção do idoso exercitando a lateralidade, capacidade aeróbica, coordenação motora, socialização e bem estar.
“O envelhecimento pode gerar varias alterações fisiológicas e funcionais, como a paralisia, doenças crônicas, dores, desequilíbrio e desvio de marcha. Estudos destacam essas alterações como fator importante na vida social.” (MATTOS, 2005)
A melhoria de forma significativa pode definir essa situação na prática, por ocorrer tanto mudanças fisiológicas quanto mudanças no hábito do praticante. Um ponto positivo da pesquisa é o acesso a essa atividade por se tratar de algo fácil de elaborar necessita de poucos recursos. A dança atrai o idoso, e o auxilia também para o tratamento das doenças que são causadas pela velhice. Auxilia também com o bem estar físico e mental da pessoa. A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a dieta inadequada e uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre os idosos. O estilo de vida moderno propicia o gasto da maior parte do tempo livre em atividades sedentárias, como por exemplo, assistir televisão. Toda via o melhor a se fazer quando for propor uma pesquisa sobre alguma faixa etária e viável saber um pouco sobre ela, como quais hábitos eles possuem o porquê da falta daquela atividade a ser estudada e como introduzir ela na vida da pessoa de forma que apenas o melhor possa ser o resultado. Sendo assim o que se pode tirar de base em questão de costume na qual a faixa etária que esta sendo analisada na atividade física, e que para eles não se trata de uma atividade física e sim de um lazer. Tornando como dissemos no texto algo fácil de tornar rotina. Muitos deles têm a atividade como meio de ocupação que e outro ponto positivo. Por meio deste relato o dia a dia com a rotina de um praticante dessa atividade, tem uma melhoria conforme o tempo por se tratar de um tratamento lento de se obter resultados. Começo de sua pratica já que uma vez as articulações não são mais eficazes como antes.
...