Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo
Por: soaress • 5/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.898 Palavras (8 Páginas) • 499 Visualizações
[pic 1]
Universidade anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a distância
Polo Tenir Corumbá/MS
Educação Física – Licenciatura / 5° semestre
Adriley Thaís dos Santos RA: 2849236319
Liliane Alexandrina Velasquez RA: 1709112341
Rene Gomes da Silva RA: 2808894184
Desafio Profissional:
Disciplinas norteadoras: Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do
Ensino do Basquete, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do
Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo
Corumbá-MS,
2017.
ADRILEY THAÍS DOS SANTOS
LILIANE ALEXANDRINA VELASQUEZ
RENE GOMES DA SILVA
Desafio Profissional:
Disciplinas norteadoras: Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do
Ensino do Basquete, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do
Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo
Curso de Educação Física - licenciatura da Universidade Anhanguera Educacional, trabalho apresentado como requisito para o cumprimento das disciplinas de:
Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do ensino do basquete, Metodologia do ensino do voleibol, Metodologia do ensino do atletismo e Seminário da prática: Metodologias do ensino da educação física – Jogos coletivos e atletismo.
Tutora EAD: Rodrigo Reeberg Presti
Tutora presencial: Adriana pires
Corumbá-MS,
2017.
Sumário
1- Introdução 4
2- Entrevista com profissional de educação física 5
3- Considerações finais 7
4- Referências bibliográficas 8
1.Introdução
O presente desafio profissional consiste em associar os conhecimentos teóricos com os conhecimentos práticos e suas relações com as demais áreas que relacionam com o ensino da educação física escolar. Visa associar a cultura com a prática das atividades físicas de forma a agregar conhecimento tanto para os estudantes quanto para o educador que acumula experiências de forma a aproveitar todos os recursos disponíveis.
A produção acadêmica baseada em uma entrevista realizada com um profissional de educação física que atua em escolas, expõe como os esportes coletivos e individuais olímpicos estão presentes nos espaços escolares e como são desenvolvidos nas escolas, os desafios para o aproveitamento e as metodologias que associam os esportes com a realidade do dia a dia dos estudantes. Ressalta a importância dos materiais e espaços físicos adequados para a realização das aulas que visam inserir os esportes como aprendizado, lazer e oportunidade.
São abordadas as relações de como os meninos e as meninas reagem diante de esportes que são ditos pela sociedade como esportes femininos ou masculinos e como o professor reage de forma a quebrar preconceitos e de forma lúdica e educativa visando na formação de cidadãos.
Por fim, é evidenciada a importância das atividades físicas para a formação das crianças, a capacidade motora como foco de aprendizado associado a educação cidadã e qualidade de vida.
2. Entrevista com profissional de Educação Física
Quais são os esportes coletivos e individuais, olímpicos e não olímpicos, desenvolvidos na aula de Educação Física?
Atletismo, basquetebol, voleibol, handebol tênis de mesa, xadrez, futsal, boliche e raquetebol (esporte praticado com o uso da raquete).
Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades?
Em duas aulas semanais para cada turma, são desenvolvidos as partes teóricas e práticas usando os recursos disponibilizados e exigidos para cada atividade sendo nestas aulas, trabalhadas de forma lúdica e prazerosa o ensino do esporte e da atividade física como aliada para a qualidade de vida e o esporte como fonte de oportunidades.
Como é a aceitação dos alunos na prática dessas modalidades nas aulas de Educação Física e, principalmente, o envolvimento de meninos e meninas?
Em alguns esportes ainda existe resistência por parte de uma certa minoria por designarem como “coisa de menina /coisa de menino”, porém com a educação focada em dialogar e quebrar preconceitos o educador consegue desenvolver as atividades de forma proveitosa.
Qual é a estrutura e quais são os materiais disponíveis na escola para o desenvolvimento dessas modalidades?
A estrutura ainda apresenta algumas deficiências em relação a alguns esportes que necessitam de lugar adequado e equipado para a prática dos mesmos. Os materiais disponibilizados são os básicos para a prática o que exige adequações, contudo com algumas adaptações a aula pode ser educativa e proveitosa.
A escola possui quadra poliesportiva coberta o que permite a prática de alguns esportes de forma segura, porém atividades que necessitam de piscina, campo de futebol ou quadra de tênis infelizmente ficam comprometidos pela falta de espaço adequado para a prática destas modalidades e o professor fica restrito a estas modalidades restringindo e deixando de estimular esportes que somam não somente para o aprendizado educacional, mas também para a qualidade de vida.
Os materiais disponíveis são básicos e revisados a cada dois anos pela secretaria de educação, porém não existe uma grande variedade de materiais para as aulas.
Quais são as principais dificuldades encontradas para a realização das modalidades esportivas nas aulas de Educação Física?
A maior dificuldade do educador é a falta de investimentos em eventos escolares esportivos como incentivadores do esporte na escola e materiais básicos e outros modernos para a educação física, sendo isto o causador de desinteresse de alguns estudantes.
...