Fundamentos Didático Metodológico da Educação Física Criatividade nas aulas de Educação Física/ Taffarel.
Por: Dayane Pereira • 2/12/2016 • Trabalho acadêmico • 630 Palavras (3 Páginas) • 418 Visualizações
[pic 1]
Fundamentos Didático Metodológico da Educação Física
Criatividade nas aulas de Educação Física/ Taffarel.
Turno: Noite
Campus: Campo Grande
Criatividade nas aulas de Educação Física por Taffarel.
O seguinte estudo, se volta para a criatividade pedagógica, à estimulação de atos criativos simples e complexos nas aulas de educação física, com o objetivo pedagógico de capacitar o aluno a ter autonomia e, conscientemente, ser responsável pela sua vida futura, em especial pelo seu tempo livre, bem como seu agir esportivo.
As motivações, emoções e valorações são habilidades que estão entrelaçadas e transparece através da expressão corporal.
A conquista de uma identidade e segurança na criatividade, poderá contribuir, tanto a nível individual quanto para o coletivo,para uma superação das situações de dependência.
Ato de criar.
É no ato da criação que entram em jogo capacidades e habilidades cognitivas, modalidades de percepção, formas de organização de elementos.
Discriminação.
Erradamente, a criatividade tem sido supervalorizada por resumir praticamente tudo o que a sociedade valoriza em seus membros, e isto a tem tornado um fator de discriminação,pois pressupõe-se que apenas os privilegiados ou mais bem dotados são capazes de atitudes criativas ou de criar.
Taffarel ressalta que para desenvolver a criatividade, devemos inteirar-nos de detalhes do nosso contexto de trabalho, tais como:
Condições antropológicas- dizem respeito as todas características dos alunos, além de motivações, interesses anteriores, etc.
Condições sócio-culturais- abrange informações sobre relações sociais dos alunos quanto a capacidade autônoma para trabalhos em pequenos em grupos, caracterização sócio-econômica do alunos, condições institucionais, locais e materiais, condições climáticas e outras.
Decisões didáticas- dizem respeito ao âmbito dos objetivos, conteúdos, métodos, meios e sistema de avaliação.
Elementos inibidores.
É a má interação entre o indivíduo e o meio, a falta de informações, experiências, a fixação na solução de problemas, o pensamento rígido de causa e efeito, os preconceitos e as teorias dominantes.
Bloqueios afetivos.
É o medo de cometer erros, a grande necessidade de segurança, a falta de confiança na capacidade criativa, o interesse em resolver problemas com muita rapidez.
Meio físico e social.
Estruturas rígidas imutáveis, fixas, pouco diversificada, padronizadas, das coisas que nos rodeiam. Os ambientes físicos limitados em espaço e elementos, principalmente os naturais, com poucas possibilidades de manipulação, são fatores determinantes na inibição da criatividade.
Sociocultural.
Excesso de formalismo, críticas severas, julgamentos estereotipados, indisciplina e falta
de lazer.
Tabela de Diercket.
Podemos ver que o ensino da educação física baseado em princípios do esporte de alto nível tem como consequência a pratica de poucos em detrimento da prática de todos.
...