Histórico e Anamnese Ginastica Laboral
Por: Natan Izidro • 24/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.115 Palavras (5 Páginas) • 3.267 Visualizações
Ginastica Laboral
Histórico, Efeitos e Método de Avaliação
2018
Resumo
Este trabalho tem por objetivo mostrar o histórico da Ginastica Laboral no mundo e no Brasil, revelar os seus efeitos sociais, psicológicos e fisiológicos aos praticantes e ao final demonstrar através de um questionário como realizar uma Avaliação Laborativa.
Origem da Ginastica Laboral
A Ginastica Laboral é um programa de qualidade de vida voltada para o lazer, mesmo que seja realizada no ambiente laboral. A primeira referência bibliográfica sobre a ginastica laboral é de 1925 na Polônia, no período pós primeira guerra mundial, sendo conhecida como “Ginastica de Pausa” e realizada inicialmente por operários. Nessa mesma época foi difundida em alguns outros países como Holanda, Alemanha, Bulgária, Rússia, entre outros. Porém sua maior implantação foi no Japão em 1928 com os trabalhadores do correio como “Ginástica Laboral Preparatória” antes do inicio da jornada de trabalho e logo após a segunda guerra mundial por volta da década de 40 ela se espalhou pelo país, chegando a ser hoje realizada por 1/3 dos trabalhadores japoneses.
Chegada ao Brasil
Em 1973 a FEEVALE (Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Novo Hamburgo/RS) deu inicio por meio da Escola de Educação Física ao “Projeto Educação Física Compensatória e Recreação” se tornando pioneira da Ginastica Laboral no país. Esse projeto teve como base exercícios físicos com analise biomecânica.
Em 1974, Empresários japoneses introduziram nos estaleiros da Ishikawagima do Brasil (Ishibras), no Rio de Janeiro, a ginastica precedente a jornada de trabalho e a “ginastica compensatória” durante as pausas do trabalho, onde cerca de 4.300 trabalhadores foram envolvidos.
O SESI/RS em parceria com a FEEVALE desenvolve em 1978 o “Projeto Ginástica Laboral Compensatória”. No mesmo ano em Betim/MG o SESI/MG implanta na fabrica da FIAT de automóveis o “Programa de Ginástica na Empresa”, que foi fundamentada pelo SESI através de visitas técnicas feitas aos estaleiros da Ishibrás, observando como era aplicada a ginastica a seus trabalhadores.
Logo após esse período a ginastica laboral caiu um pouco no esquecimento. Mas ao final da década de 80 ela começou a ser retomada, tento um grande crescimento a partir da década de 90. Hoje o programa implantado pelo SESI abrange todo o país envolvendo múltiplas empresas. A ginastica laboral a cada dia tem se tornado cada vez mais difundida e aplicada nas empresas.
Efeitos aos Praticantes
Conforme Militão (2001) os principais benefícios que a ginástica laboral proporciona para os trabalhadores são a melhora da autoimagem; minimização das dores, do estresse e das tensões; melhora do relacionamento interpessoal; aumento da resistência a fadiga; mais motivação para o trabalho; além da melhora de saúde mental, espiritual e física.
De certo que vários estudos já revelaram os benefícios da ginastica laboral a seus praticantes. Numa visão geral não só os praticantes (funcionários) como a empresa num todo é beneficiada por essa atividade física pois de acordo com Oliveira (2007) a ginástica laboral é eficaz na prevenção das doenças ocupacionais, na melhora da qualidade de vida do funcionário e consequentemente na redução do absenteísmo. Ou seja, além de ajudar na qualidade de vida dos funcionários ela também trás a empresa resultados positivos tanto financeiros quanto na produção.
Quando se trata do aspecto psicológico dos praticantes notasse que ela pode ajudar na diminuição do estresse, fazendo com que o funcionário esteja mais relaxado e com a mente mais tranquila para exercer suas funções. E não ajuda apenas no ambiente de trabalho pôs se usada a Ginastica de relaxamento, certos atritos que o praticante poderia ter em outros âmbitos sociais são minimizados, diminuindo assim a possibilidade de doenças tais como a depressão.
Ela também pode ajudar no relacionamento com os colegas de trabalho, melhorando assim a conexão e consequentemente tornado o ambiente de trabalho mais agradável. Isso pode ser alcançado através de dinâmicas em grupo, sessões de alongamento em dupla, entre outros. De certo que os benefícios alcançados nas empresas que implantam o programa de ginastica laboral são inúmeros.
No aspecto fisiológico a ginastica laboral tem por benefícios melhorar as capacidades motoras sejam condicionantes ou coordenativas (Velocidade, resistência, coordenação, força, flexibilidade, ...), combater os vícios posturais evitando assim a ocorrência de DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), aumento da disposição para iniciar os trabalhos (Ginastica Preparatória), entre outros fatores.
Exemplo de Avaliação Laborativa
Nome:_______________________________________ D.Nasc.:____/____/____
Naturalidade:_________________________Nacionalidade:________________
Endereço:_________________________________________________________
Cargo:_________________________________
Fone: _____________(Res.),____________(Cel) e-mail:___________________
Peso:________Kg. Estatura:________m.
Trabalha a maior parte do tempo? □ Em pé □ Sentado □ Ambos
Pratica Atividade Física? □ Sim □ Não
Qual(is) e a quanto tempo? ___________________________________________________________________________ ________________________________________________________
Quantas vezes por semana? ____________________________________________________________________________________________________________________________________
Se não pratica, já praticou? □ Sim □ Não
Qual(is) e por quanto tempo? ____________________________________________________________________________________________________________________________________
E a quanto tempo deixou de praticar? ____________________________________________________________________________________________________________________________________
...