TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Educação Inclusiva

Por:   •  26/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplina:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Tutor:

RENATA ANDRÉA F. FANTACINI 

RA:

8192967

Aluno(a):

YULLI DE MELO COSTA TEIXEIRA

Turma:

Unidade:

POLO PETRÓPOLIS

 

PORTFÓLIO - CICLO 3

1. Após estudo da Lei nº 13.146/15- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e, especificamente, no Título II – que trata sobre os direitos fundamentais, apresente dois artigos (na íntegra) de cada direito fundamental citado abaixo e justifique a importância destas conquistas.

  • DO DIREITO À SAÚDE:


-
Art. 25. Os espaços dos serviços de saúde, tanto públicos quanto privados, devem assegurar o acesso da pessoa com deficiência, em conformidade com a legislação em vigor, mediante a remoção de barreiras, por meio de projetos arquitetônico, de ambientação de interior e de comunicação que atendam às especificidades das pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e mental.

-Art. 23. São vedadas todas as formas de discriminação contra a pessoa com deficiência, inclusive por meio de cobrança de valores diferenciados por planos e seguros privados de saúde, em razão de sua condição.

Justificativa: Um dos grandes problemas enfrentados pelos deficientes na área da saúde é a negativa de custeio e autorização de tratamentos multidisciplinares e que sendo respaldados pela lei tende a diminuir esses conflitos. Nenhuma operadora de saúde poder impedir ou dificultar o ingresso de pessoas com deficiência nos planos de saúde. As operadoras são obrigadas a fornecer todos os serviços contratados pelo cliente em igualdade de condições.  

  • DO DIREITO À EDUCAÇÃO:

-Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

 
-Art.28
Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

XVII – oferta de profissionais de apoio escolar;

Justificativa: O que vemos em nossa realidade não é a dificuldade em inserir o deficiente nas escolas, mas sim, a forma com que eles são conduzidos no enino aprendizagem. Estão inseridos em sala de aula mas não conseguem acompanhar as turmas e não são motivados a desenvolver seus talentos e habilidades o que os tornam inferiores as outras, o que também é uma forma de exclusão. Com isso, é fundamental e obrigatório o auxílio de profissionais de apoio. Os deficientes, em sua maioria, precisam de alguém mais perto visto que o professor em sala de aula com turmas cheias não conseguem fazer esse trabalho e muitos não fazem questão. É um direito que a escola e a família precisam cobrar.

  • DO DIREITO AO TRABALHO:


- Art. 34.
A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. 

-Art. 35. É finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho

Justificativa: As pessoas com necessidades especiais também tem direito ao mercado de trabalho em ambientes acessíveis e de sua escolha. Mas infelizmente se não estivessem respaldados pela lei, não encontraríamos vagas disponíveis. É importante garantir acesso ao trabalho, mas também que às empresas se preocupem em oferecer condições para que permaneçam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (492.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com