O Desenvolvimento de Habilidades e Capacidades Motoras
Por: Thais Cardoso Araújo • 11/6/2019 • Relatório de pesquisa • 428 Palavras (2 Páginas) • 461 Visualizações
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – PLANILHA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES MATRIZ EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNO: Laís Miguel Adão
RA:
TURMA: 2019
CURSO: Educação Física INSTITUTO: Unip
Semestre
Disciplina:
Atividade realizada: Desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras
Carga horária:
Neste trabalho foi explanado aspectos relacionados ao crescimento e desenvolvimento humano e à aprendizagem do desenvolvimento motor que são importantes para a compreensão das habilidades motoras. Habilidades motoras são movimentos que devem ser aprendidos e executados de maneira correta. Há três tipos de habilidade motora: manipulativa, estabilizadora e locomotora.
A habilidade motora proposta nesta atividade foi a estabilizadora e o movimento escolhido foi pular. A estabilização está relacionada com equilíbrio, no ato da pessoa ter o domínio com o próprio corpo. Para executar essa atividade foram escolhidos um adulto e uma criança. Após a realização desse movimento, verifica-se que a criança teve maior facilidade em executá-la. Os dois possuem em sua rotina a prática de exercícios físicos. O adulto faz academia já há 10 anos e a criança tem como prática de exercícios, a educação física na escola.
O cérebro utiliza o corpo como instrumento para relacionar se com o mundo. O corpo é movido por intenções geradas pela mente, mudando e reafirmando as mesmas para a utilização do corpo em novas manifestações. Esta capacidade possibilita ao indivíduo utilizar o corpo como ferramenta de manifestação e interação com o mundo, e isso vai evoluindo com a idade.
É importante sempre tomar cuidado na realização da atividade, a má execução de um movimento pode trazer alguns riscos, como: fraturas, lesões, etc. O profissional de educação física deve estar sempre atento e orientar adequadamente o aluno, porém, se ocorrer algum acidente durante a aula, o mesmo precisa saber como proceder diante da situação. Se caso o aluno fraturar algum osso, devem ser seguidos alguns passos para impedir e evitar que a lesão se agrave. Perante uma fratura de um osso, mais especificamente da ulna, o profissional deve manter o aluno em repouso, e evitar movimentar a região atingida. Se possível, dobrar o antebraço e manter o polegar para cima, assim, protegendo a região com um pano limpo. Esses cuidados são necessários ao se deparar com um acidente com esse tipo de fratura.
O estudo do corpo assume um papel significativo, pois a corporeidade se expressa por várias manifestações corpóreas. Portanto para manter a qualidade da mesma, deve haver uma relação de dependência entre as funções neurológicas, sensoriais e motoras, e a partir disso faz-se compreender que a qualidade de vida só é obtida com a vivência da corporeidade.
...