O Esporte e o projeto de modernização
Por: Mila Alves • 5/12/2017 • Resenha • 448 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Disciplina: Laboratório de Vivência e Reflexões de Práticas Corporais – Esportes Coletivos.
Turma: Educação física – vespertino – III período
Docente: Valfredo Ribeiro Dórea
Discentes: Mila Alves de Matos Rodrigues
MELO, Victor Andrade de. O esporte e o projeto de “modernização” do Rio de Janeiro na transição dos séculos XIX – XX: as relações com as autoridades governamentais. p. 27-51
Houve um período em que a população urbana do Rio de Janeiro aumentou rapidamente e a expansão industrial acentuou problemas que já existiam, assim as preocupações com a urbanização, o saneamento e a modernização da cidade foram processos que ganharam intervenções. O Rio de Janeiro dá os primeiros sinais de uma mudança no eixo de poder da cidade quando começa a se articular como um centro político diferenciado. Nesse contexto, o consumo do lazer, a busca da diversão, o culto do prazer e da alegria passam a ser características notáveis na sociedade carioca. Por certo, o esporte passa a ser uma prática mais aceita e difundida já que a elite preocupava em retratar riqueza em locais de luxo, havendo uma valorização dos hipódromos e o pavilhão de regatas.
As mudanças ocorridas no âmbito das elites e no contexto sociocultural do Rio de Janeiro podem ser sentidas nos clubes. O turfe perdeu espaço para o remo que ocupou um lugar central já que tal esporte carrega em seu interior características mais próximas as valorizadas por uma camada urbana. O remo incorpora a modernidade já que é um esporte de velocidade, desafio e que educa os músculos, relacionando-se com a saúde. E o turfe não demonstra sinal de novos tempos, pois quem chega primeiro é um cavalo e o homem é o coadjuvante.
Nessa transição do século XIX – XX o esporte muda os sentidos e significados no contexto cultural do Rio de Janeiro estando envolvida na construção de um novo imaginário para a cidade, articulando com uma serie de intervenções relacionadas com o reordenamento econômico do fluxo de capital. Nesse contexto, o Rio de Janeiro se reorganiza no âmbito da disputa entre setores diferentes das elites, que de alguma forma também trouxe repercussão para o desenvolvimento esportivo, e assume definitivamente o papel de metrópole e grande difusora de modas do país.
Por fim, os clubes de remo relevam uma relação com as autoridades governamentais, por explicitarem melhor os sentidos e significados do esporte no período. Essas memórias do processo de transição que o Rio de Janeiro passou e a influência do esporte contribuíram para um legado a ser deixado para as gerações próximas sobre a prática desportiva.
...