O Treinamento Esportivo
Por: Tatiana Ferreira • 6/5/2020 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
A forma de periodização do treinamento surge contemplando o desenvolvimento físico, técnico e tático de forma conjunta dentro do contexto da modalidade – modelo este que ficou conhecido como periodização tática , vem a ser uma metodologia de treinamento desenvolvida na construção e qualificação de um modelo que visa relação mais forte com as questões táticas propostas pelo treinador, qualificando e fundamentando o treinamento na construção de um “jogar” específico para a equipe.
Com isso, atualmente o preparador físico passa a ter funções que vão muito além daquelas tradicionais voltadas à orientação das atividades de desenvolvimento exclusivo da valência física. Nesta segunda quebra de paradigma, o preparador físico contribui com a organização tática da equipe, uma vez que seus treinamentos devem ser orientados para o desenvolvimento integral do atleta dentro dos padrões de jogo preestabelecidos. Sendo assim, a parte física não é o fator principal a ser desenvolvido, já que as exigências físicas são propostas dentro do contexto do jogo, em que o jogador deve assumir a forma tática específica desde o início da preparação.
Descreve que os treinamentos serão idealizados a partir de um modelo em que haja processo de ensino-aprendizagem, de forma que os jogadores compreendam o modelo de jogo proposto através da organização e do desenvolvimento das vivências e tomadas de decisões, envolvendo a integração do treinamento cognitivo. No mesmo sentido, propor de forma sistemática e metódica que o modelo de jogo deve preconizar ideias de como se pretende que a organização tática seja praticada, definindo as tarefas e comportamentos técnicos e táticos de cada jogador por meio dos treinamentos.
Enfatiza-se então assim que o treinamento deve ser pensado em relação à organização individual e coletiva, envolvendo atividades que desenvolvam capacidades físicas (resistência anaeróbica lática e alática, agilididade, força e potência musculares); capacidades motoras (tempo de resposta, tempo de bola, habilidade óculo manual; controle de força) e capacidades cognitivas (memorização e aprendizagem motora, tomada de decisão).
...