OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Por: Andresa Neres de Camargo • 30/4/2018 • Projeto de pesquisa • 2.831 Palavras (12 Páginas) • 557 Visualizações
CLARETIANO FACULDADE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
ANDRESA NERES DO NASCIMENTO DE CAMARGO
RONDONOPOLIS
MARÇO/2018
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO.........................................................................3
2- JUSTIFICATIVA.......................................................................4
3- OBJETIVO...............................................................................4
4- REVISÃO TEÓRICA................................................................4
5- METODOLOGIA......................................................................10
6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................10
1. INTRODUÇÃO
A natação é um dos esportes mais antigos do mundo, sendo realizada mesmo sem fins competitivos, apenas para sobrevivência. Ela é considerada um dos esportes de extrema importância na experiência de vida das crianças, além de ser o mais efetuado mundialmente, pois este é realizado desde o ventre materno, onde a criança já possui contato com o liquido.
O ensino da natação pode ser desenvolvido através do lúdico fazendo com que a criança descubra o prazer em realizar uma atividade e ao mesmo tempo aprenda e desenvolva os movimentos e noções corporais, estimulado sua criatividade e facilitando o processo de aprendizagem (SOUZA, 2004).
A natação proporciona vários benefícios para o corpo, como por exemplo a mobilidade dos músculos, ajuda física, social e orgânica. Auxilia na respiração, aumentando o fluxo sanguíneo e estimulando o metabolismo. Além disso, aperfeiçoa a coordenação motora, bem como a noção temporal e espacial, melhora a memória, sono e apetite (CANOSSA et al, 2007).
Além dos benefícios físicos, a natação proporciona inúmeros benefícios sociais e psicológicos, tais como a melhora da socialização de seus praticantes, melhora da autoestima, da segurança (CARVALHO; COELHO, 2016). A natação também é uma atividade física que melhora a qualidade de vida de seus praticantes, promovendo um alto nível de satisfação e alegria (SILVA, 2012).
Pode-se observar que muitos são os fundamentos que levam a realizar a natação. Podemos encontrar este esporte nos clubes, escolas e academias. É um esporte diferenciado pois possibilita que pessoas com diferentes faixas etárias se envolvam na iniciação e na prática dessa modalidade.
A natação é um esporte recomendado pelos profissionais para melhorar a qualidade de vida das pessoas em qualquer fase da vida, e trazer muitos benefícios físicos, sociais, psicológicos e afetivos para os seres humanos. Além disso, a natação é uma prática desportiva que se diferencia por ter um baixo nível de lesão em seus praticantes por ser praticado na água e não possuir grandes impactos, como ocorre em outras atividades realizadas em meio terrestre.
2. JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como princípio básico demonstrar a importância da natação para o desenvolvimento infantil, motivo este que nos leva a analisar e discutir sobre esta atividade que é considerada completa e que possui poucas restrições, sendo esta de grande valia para o desenvolvimento motor infantil, promovendo uma qualidade de vida, lazer e prevenção de doenças.
Como futuro profissional é relevante compreender sobre os processos de evolução das crianças bem como a contribuição e os benefícios da natação nesta fase em que estas se encontram, como por exemplo: maturação, transformação em seu organismo e construção de sua personalidade, considerando que vários pesquisadores constataram a importância desta temática.
Baseado nestes princípios, decidi optar por este tema devido a curiosidade em buscar mais conhecimentos, e que de certa forma, contribuirá para a minha prática futuramente bem como de outros profissionais, uma vez que a reflexão e a pesquisa necessitam ser contínuas em nossas vidas enquanto profissionais.
3. OBJETIVOS
Investigar os benefícios da natação para o desenvolvimento das crianças, considerando a evolução psicomotora, psicológica, social, perceptiva, física e de aprendizagem.
4. REVISÂO TEÓRICA:
4.1 A NATAÇÃO COMO PRÁTICA ESPORTIVA
A natação é um esporte muito difundido e praticado em todo o mundo. É um dos poucos esportes que têm um público com grande variação de idade, que vai desde bebês até idosos. Esse esporte possui diversas finalidades para quem o pratica, como lazer, alto rendimento, fisioterapia, manutenção da saúde e tratamento de problemas respiratórios.
Segundo Rodrigues, Freitas e Macedo (2007), a natação pode ser considerada um ato de se mover e conseguir se sustentar na água utilizando impulso próprio e combinando os movimentos dos braços e das pernas. Há muitas outras definições de natação, como a seguir:
Podemos definir a natação como "a habilidade que permite ao ser humano deslocar-se num meio líquido, normalmente a água, graças às forças propulsivas que gera com os movimentos dos membros superiores, inferiores e corpo, que lhe permitem vencer as resistências que se opõem ao avanço" (SAAVEDRA; ESCALANTE; RODRÍGUEZ, 2003, p. 2).
A natação é um esporte que pode ser usado como defesa contra afogamentos, para o desenvolvimento do corpo e como um mecanismo para a promoção da saúde. Na antiguidade, saber nadar era fundamental para a sobrevivência. Dessa forma, os povos antigos eram excelentes nadadores (RODRIGUES; FREITAS; MACEDO, 2007).
Para Oliveira et al. (2013), a natação é um dos esportes mais praticados no mundo desde a antiguidade, é o esporte que desenvolve o maior número de capacidades físicas e proporciona inúmeros benefícios para quem o pratica por ser um esporte completo que utiliza diversos sistemas do corpo para sua realização.
...