OS ESPORTES COLETIVOS: BASQUETEBOL
Por: Fabiano9050 • 26/5/2022 • Trabalho acadêmico • 947 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
(FABIANO ALMEIDA FERREIRA - RA 8116754)
ESPORTES COLETIVOS: BASQUETEBOL
TRABALHO REFERENTE AO PORTFÓLIO CILO 02
FEIRA DE SANTANA/BA
2022.1
1- Descreva com suas palavras o seu entendimento sobre as metodologias: Analítico-Sintético, Global, Situacional e Mista. Escreva sobre as características, objetivos, forma de ensinar, vantagens e desvantagens.
- Método Analítico-sintético
É uma série de exercícios que formam uma cadeia de técnicas combinadas. Uma aula neste método caracteriza-se pela sequência de exercícios dirigidos ao aprendizado da técnica, através de exercícios já existentes e coordenados, inicia-se com movimentos considerados fáceis ao aprendizado do aluno, em seguida coloca-se certo grau de dificuldade, assim respeitando a dificuldade do aprendizado do mesmo, após um aquecimento para, no final da aula, se proceder ao jogo. O trabalho analítico serve para aprimorar os movimentos técnicos que são utilizados na partida. No entanto, este método trás uma desvantagem que é o fato de não ter conexão com a realidade do jogo.
- Método Global
O Método Global é um método de ensino do Esporte que parte do todo para o específico, do jogo para a técnica, ou seja, nesse método o aluno aprende a jogar, jogando, em situações reais de jogo ou simuladas. O professor deve estar sempre observando, orientado, dando feedback para aprimorar a aprendizagem. A vantagem deste método é que há uma situação real de jogo, com muita proximidade do que será feito na partida oficial. Porém, há uma grande desvantagem. O atleta não conseguirá melhorar o seu refino técnico pelo fato de não haver repetições do mesmo movimento com muitas correções.
- Método Situacional
Segundo GRECO (1998), as atividades propostas por este método expõem aos alunos situações de jogo padronizadas, solicitando deles a resolução de tarefas/problemas com apoio de sua experiência motora anterior. Além disso, o autor ressaltou que, especificamente, exige dos alunos a reflexão sobre a tarefa realizada com sua utilização no jogo formal, permitindo ao professor adequar e apresentar as regras do regulamento do jogo e as regras táticas desde o início do processo, favorecendo o entendimento contextualizado do jogo final durante todo o processo. Este método permite que o treinador consiga aplicar a sua metodologia através de mine jogos, com correções pontuais de cada setor relacionado a tática (gestão do espaço de jogo). A desvantagem deste método é a falta de relação do grupo como um todo, pelo fato de trabalhar setores separadamente.
- Mista
O método misto trata-se da junção entre o método global e o método parcial. Nesse método a aplicabilidade da técnica é realizada de forma separada para que quando se aproximar de um nível apropriado, seja realizado o jogo formal (ROMÃO; BARBOSA; MOREIRA, 2017). Para que seja possível chegar ao jogo formal, antes ocorre a execução de um gesto técnico de forma integral para que posteriormente ocorra a fragmentação desse gesto, que tem como objetivo a realização de correções do movimento (ou movimentos) e em seguida as devidas correções são aplicadas ao jogo novamente (CASAGRANDE, 2012). No método misto, faz-se utilização do método global para fazer com que o aluno aprenda o movimento completo, em seguida se utiliza o método parcial para a realização do mesmo movimento só que de forma fracionada, aumentando gradativamente a dificuldade em sua execução e por fim volta-se a realizar o movimento como um todo (ROMÃO; BARBOSA; MOREIRA, 2017). Para Pinho (2009), o método misto oferece uma experiência completa para o aluno, pois, se no método global ficou algo que ficou mal compreendido ou que não foi visto durante a prática, “quebra-se” o movimento em partes para que em seguida seja possível o aluno aprende-lo. O aluno tende a aprender por partes até a realização ideal daquele movimento que foi ensinado e por fim, executa-lo em um jogo formal (ROMÃO; BARBOSA; MOREIRA, 2017).
2- Elabore um exercício para o ensino de basquetebol utilizando CADA UMA das metodologias e desvantagens.
- Exercício – Método Analítico/Sintético
Analítico de condução + passe
Haverá 3 estações de zigzag com 4 jogadores em cada uma delas. O objetivo é quicar a bola conduzindo pelo percurso, chegar na reta final e efetuar o passe para o colega que está na fila. No primeiro momento a atividade será feita de maneira corretiva, sem pressa, com variações de condução com a mão esquerda e direita, depois alternada. Também haverá variação no momento do passe para o estímulo da ambidestria. No segundo momento, para que o analítico se torne estimulante e competitivo, ocorrerá um estafeta para haver um vencedor.
...