TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NÍVEIS DE ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM ATLETAS DE HANDEBOL

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  10.268 Palavras (42 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 42

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA

CELER FACULDADES

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NÍVEIS DE ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM ATLETAS DE HANDEBOL

RENATA VIDI

Relatório Final de Estágio.

Xaxim - SC, novembro de 2013

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – Facisa[pic 2][pic 3]

Celer Faculdades

Curso de Bacharelado em Educação Física                                         

Período 8º - (oitavo)

Disciplina Relatório Final de Estágio

Professor Orientador        Profª.Ms. Ajauna Ferreira

NÍVEIS DE ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM ATLETAS DE HANDEBOL

RENATA VIDI

Relatório Final de Estágio.

Xaxim - SC, novembro de 2013

NÍVEIS DE ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM ATLETAS DE HANDEBOL[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

RENATA VIDI

Este trabalho de Conclusão foi julgado adequado para a obtenção do título de Bacharel em Educação Física, e aprovado pelo Curso de Bacharel em Educação Física da Associação Frei Nivaldo Liebel.

____________________________________

Prof. Ms. Dilço Tessaro

Coordenador de Estágio

Apresentado à Comissão Examinadora Integrada pelos Professores (as):

____________________________________

Prof. (a)

Presidente da Banca

____________________________________

Prof. Ms. Ajauna P.B. Ferreira

Orientadora e Membro da Banca

        _____________________________________

Prof. (a)

Membro da Banca

Xaxim (SC), novembro de 2013

DEDICATÓRIA[pic 8]

Dedico este trabalho as pessoas que lutam diariamente ao meu lado, transmitindo fé, amor, alegria, determinação, paciência e coragem, tornando meus dias mais felizes e bonitos. Aos meus pais, Adir e Lurdete, a minha irmã Regina e ao meu namorado, Diego. Sem vocês eu não seria nada.

A minha vó, Inês e ao meu tio Augusto (in memorian). “A saudade eterniza a presença de quem se foi.” (Padre Fábio de Melo). Fica expressa aqui a vontade de compartilhar com vocês essa conquista.

“O amor é o único nexo permanente valido nas relações familiares. Amar e ser amado é desejo de todos. E também um direito que a sociedade deveria proteger e estimular.” (Knobeel, 1992).

AGRADECIMENTOS[pic 9]

A Deus, que mais do que me criar, deu um propósito a minha vida, me ajudando a manter a fé nos momentos mais difíceis.

Aos meus pais pelo ensinamento de que estudo é “o único bem que é realmente seu”, por serem companheiros e confidentes, que hoje sorriem orgulhosos ou choram emocionados, por se doarem inteiros e renunciarem aos seus sonhos, para que, muitas vezes, eu pudesse realizar o meu sonho. Por compartilharem meu ideal, incentivando a prosseguir na jornada, mostrando que nosso caminho deveria ser seguido sem medo, fossem quais fossem os obstáculos. Minha eterna gratidão vai além de meus sentimentos, pois a vocês foi cumprido e dom divino. O dom de ser Pai, o dom de ser Mãe.

A Regina, minha irmãzinha mais velha, é aquela em quem enxergo as mesmas raízes que me alimentam. Meu sincero “muito obrigada”, por toda alegria, apoio incondicional e estimulo que sempre injetou em minha vida.

Ao meu amigo e namorado, Diego, por toda caminhada que fizemos juntos até o dia de hoje, e pelas próximas que virão. Pelos dias estudando juntos, pela paciência e pela compreensão, por me aturar, me ajudar e me fazer feliz.

A professora e orientadora deste trabalho, Ajauna, que me acolheu de braços abertos, me conduzindo pelos caminhos da pesquisa com paciência e maestria, compartilhando sua experiência com um olhar critico e construtivo me ajudando a superar os desafios deste trabalho, meu carinho e gratidão.

A todos os professores que fizeram parte da minha graduação, por transmitirem seus conhecimentos e por exigirem de mim muito mais que supunha ser capaz de fazer. Em especial aos professores, Claudia e Felipe, que com muita paciência me auxiliaram quando solicitados, meu muito obrigada.

 A equipe de Handebol Masculino de Xaxim, que prontamente aceitou participar da pesquisa quando convidada.

A todos que ouviram meus desabafos, que presenciaram e respeitaram meu silêncio, que partilharam este longo passar de anos, de paginas, de livros e cadernos, que me acompanharam, choraram, riram, aconselharam, as suas companhias, os seus sorrisos, as suas palavras, serviram de contribuição para que esse sonho se tornasse realidade.

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante." (Antoine de Saint-Exupéry).

EPÍGRAFE[pic 10]

“Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe.” (Aldous Huxley).[pic 11]

RESUMO[pic 12]

Nos dias atuais muitas são as discussões sobre o desempenho esportivo e a influência dos aspectos psicológicos sobre este, sendo a ansiedade o aspecto mais enfatizado. A literatura traz esse aspecto como um desconforto que pode diminuir o desempenho, porém a ansiedade pode variar de acordo com a personalidade de cada indivíduo. O presente estudo teve como objetivo analisar os níveis de ansiedade de atletas de handebol do sexo masculino da categoria Sub-17 de Xaxim – SC. Para coleta de dados foram usados os questionários: Inventário de Ansiedade-Estado Competitiva-2 (CSAI-2) e Teste de Ansiedade-Traço em Competições Esportivas (SCAT). A coleta de dados foi realizada no local de treino e durante duas competições, uma de nível Regional e outra Estadual. Para analise de dados utilizou-se a estatística descritiva. Constatou-se através dos questionários que os atletas de handebol da equipe juvenil de Xaxim apresentaram um nível médio de ansiedade-traço e ansiedade-estado, sendo considerado normal para idade, tendo em vista as diversas modificações que sofrem nesta fase da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.1 Kb)   pdf (463.1 Kb)   docx (403.5 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com