Portfólio Língua Brasileira de Sinais
Por: ivaldochagas • 8/6/2022 • Trabalho acadêmico • 681 Palavras (3 Páginas) • 162 Visualizações
[pic 1]
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PORTFÓLIO I
TUTORA: PATRICIA KERSIA DE ARAUJO BARROS
IVALDO VIEIRA DAS CHAGAS
RA: 8094580
[pic 2]
.
Boa Vista-RR
2021
PORTFÓLIO I
A inclusão social das pessoas com deficiência é um assunto importantíssimo e tem sido muito debatido nas últimas décadas, por se tratar um grande desafio para a sociedade brasileira. Entretanto vale ressaltar que este não é um problema contemporâneo, pois no passado as pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual eram vistas com pessoas sub-humanas e por muito tempo a sociedade não levou em consideração as necessidades destas pessoas, o que fez com que elas ficassem no esquecimento e desamparadas. Porem esta concepção vem mudando ao longo do tempo, e alguns erros foram cometidos nesse processo, mas é notável o quanto a sociedade vem evoluindo gradualmente e se adequando a novos conceitos mais igualitários e inclusivos, que reconhece a importância de todas as pessoas no papel social sem distinção.
Em decorrência destes fatores apresentados, muitas politicas foram adotadas ao longo da história, e grande parte dessas políticas tiveram como referência a Declaração Salamanca, que reconhece que cada criança possui características, necessidades, interesses e habilidades próprias e que cabe a escola respeita-las. Partindo desse princípio a pessoa com qualquer que seja a sua deficiência, precisa de condições adaptáveis equivalentes as suas necessidades, para se equiparar as condições normais e assim participar igualmente da convivência social e se desenvolver plenamente como pessoa comum, que exerce seu dever como cidadão e deve ter direito a oportunidades iguais. E é através da educação que grandes mudanças sociais ocorrem, e nesse processo de democratização do conhecimento a escola não ficou isenta, pois no contexto educacional a inclusão vem no sentido geral de proporcionar oportunidades equilibradas para que todos os alunos, inclusive os que possuem necessidades educacionais especiais.
Ao nos depararmos com os conteúdos da disciplina e observarmos como o fenômeno da inclusão e abordada atualmente, é notório uma real evolução positiva com relação a como tal assunto era abordado no passado. Portanto a disciplina de Fundamentos da Educação Inclusiva é uma porta de entrada para o educando ao contexto escolar, ela oportuniza a construção de conhecimento consistente e fundamentado, e serve como espaço de aquisição de conhecimento sobre as características e aspectos dos processos de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Partindo destes anseios sociais, e importante que o educando tenha a total compreensão sobre as políticas educacionais, voltadas para a promoção da inclusão dessas pessoas, e reflita sobre o que realmente representa a inclusão, e quais responsabilidades ela acarreta no cotidiano da sala de aula, pois em algum momento o futuro professor terá contato com alunos com necessidades educacionais especiais, e cabe a ele ter conhecimento aguçado sobre as especificidades e características de aprendizagem desses alunos.
...