Portfolio Ciclo Disfunções Orgânicas
Por: Nicolly Batista • 2/11/2020 • Trabalho acadêmico • 784 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
CLARENTIANO – REDE DE EDUCAÇÃO
NICOLLY JANINE BATISTA
RA: 8093289
Portfólio – Ciclo 3
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Clarentiano para a disciplina de Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde
CURITIBA - PR
2020
Descrição da atividade
De acordo com as leituras indicadas e a citação a seguir, responda as questões indicadas e disponibilize suas considerações no Portfólio:
Os efeitos benéficos do exercício físico têm sido demonstrados na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial, na resistência à insulina, no diabetes, na dislipidemia e na obesidade. O condicionamento físico deve ser estimulado para todas as pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco, desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico. Assim como a terapêutica clínica cuida de manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade de vida (GUIMARÃES E CIOLAC, 2004).
- Trace um programa de exercícios para um paciente portador de Diabete tipo 2 de 40 anos, utilizando hipoglicemiantes orais e com média de glicemia de Jejum 160mg/dl. Pontue como orientação, os cuidados e orientações para este paciente.
A diabetes tipo 2 está relacionada com a má alimentação e ganho de peso. Se sugere iniciar com a prática de atividade física espontânea, com a duração de no mínimo 30 minutos por dia. Em um programa de atividade física para portadores de diabetes do tipo 2 os principais objetivos são: melhora metabólica, cardiovascular, redução de peso e a prevenção da doença.
Podem ser praticadas atividades aeróbicas, com a frequência de 3 a 6 vezes por semana e duração de 30 a 60 min. Exercícios resistidos também podem ser praticados, com frequência de 2 a 3 vezes, 8 a 12 exercícios.
Os principais cuidados são com o controle da glicemia antes de iniciar a atividade, até 80mg/dl não se deve realizar exercícios pelo risco de hipoglicemia, de 80 a 10 mg/dl se sugere a ingestão de carboidrato e deve medir novamente a glicemia, de 100 a 250 mg/dl realizar exercícios e acima de 250 não realizar. Além disso é fundamental o uso de roupas adequados para evitar lesões e traumatismos na pele. Também é importante se identificar o diabético, com uma pulseira ou adesivo, por exemplo, para que o Profissional de Educação Física esteja atento. É de extrema importância a boa hidratação antes, durante e depois da sessão. Outro cuidado importante é a execução de exercícios físicos em temperatura extremas (baixas ou altas) para que se evite a desidratação.
- Diversos estudo revelam que a prática regular de exercícios físicos resulta no melhor controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos de todas as idades. Dessa forma, trace um programa de exercícios físicos para um paciente, masculino, 50 anos, hipertenso controlado com medicamento. Na avaliação de PA 13x8mm/hg, peso 84Kg e altura de 1.70cm. Pontue como orientação para este paciente, todos os benefícios dos exercícios sobre a hipertensão arterial.
Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg; sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR), como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melito (DM). (7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão, 2016)
No caso clínico apresentado o indivíduo, além da hipertensão arterial, apresenta sobrepeso de acordo com o cálculo de IMC. É fundamental que antes da prática de atividade física a pressão arterial esteja dentro da normalidade, conforme a avaliação mencionada (13x8mm/hg).
...