Projeto de Dança na Universidade
Por: Wesley Andrade • 14/4/2019 • Relatório de pesquisa • 365 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Brasília
Faculdade de Educação Física
Licenciatura em Educação Física
Educação Tutorial: O Crr de formação em EDF Turma: A
Prof.: Iran Junqueira de Castro
Aluno: Wesley Brito Andrade – 190021110
Projeto: Aulas de Dança na UnB – Forró UnB;
O projeto já existe e está em atividade na Universidade de Brasília, porém, sem vínculo com a mesma.
Forró UnB é um projeto que surgiu há alguns anos com professores de forró e que tive a oportunidade de assumir quando ainda cursava Engenharia Elétrica.
- Tem como objetivo oferecer aulas de forró para os alunos da Universidade.
Metodologia:
Existem várias turmas a depender do nível e estilo:
Forró Pé de Serra Iniciante
Forró Pé de Serra Intermediário
Forró Roots
As aulas acontecem Segunda e Quarta ou Terça e Quinta, tendo na sexta feira uma monitoria para os alunos praticarem e tirar dúvidas.
Nas aulas são trabalhadas algumas movimentações (passos), várias dinâmicas em grupo e individuais com o objetivo em adquirir consciência corporal, e também os movimentos culturais do forró como música e dança.
Resultados esperados;
Os resultados são os mais significativos e plausíveis, o aprendizado dos alunos na dança é claro e o envolvimento com a cultura é enorme.
Os depoimentos dos alunos no decorrer das aulas e ao término das turmas, são muito satisfatórios, já que indicam uma melhoria na autoestima, no psicológico, e no rendimento tanto físico quanto mental.
Aqui se encontram algumas fotos das aulas e monitorias que ocorrem na Universidade de Brasília.
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
A importância desse projeto pra mim é indescritível, pois é algo que eu realmente amo fazer, e a experiência dentro do projeto foi o que me levou à decisão de mudar o meu curso para Educação Física.
O contato com a atividade de ensinar outras pessoas, me fez acreditar que com a dança eu posso fazer alguma diferença na nossa sociedade e principalmente no âmbito acadêmico, que nos últimos anos teve um alto índice de depressão e suicídios.
Ter alunos que falam em depoimentos, que com a dança começaram a se descobrir, sair da depressão, ganhar autoestima, melhorar a saúde física e mental e conhecer novas pessoas, é extremamente realizador. Espero que esse projeto siga firme na Universidade e que venha trazer alegrias para muitas pessoas como vem realizando hoje.
...