RESUMO DOS ARTIGOS “O MUSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL E SUA FUNÇÃO DE ESTABILIDADE DA COLUNA LOMBAR
Por: Dudu Aquino • 12/11/2018 • Relatório de pesquisa • 1.836 Palavras (8 Páginas) • 789 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
DISCIPLINA DE BIOMECÂNICA APLICADA AO ESPORTE
Professor Lino Delcio
Aluno:
Eduardo Soares Aquino
RESUMO DOS ARTIGOS “O MUSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL E SUA FUNÇÃO DE ESTABILIDADE DA COLUNA LOMBAR” E “GANHO DE FORÇA E FUNÇAO EM IDOSOS POR TREINO ISOMETRICO COM E SEM RESPOSTA VISUAL”
FORTALEZA
2018
O MUSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL E SUA FUNÇÃO DE ESTABILIDADE DA COLUNA LOMBAR.
INTRODUÇÃO.
Sendo o centro de toda a estabilidade do corpo e com grande importancia no equilibrio corporal, a contra partida a Pelve detem transmissão de força do peso da cabeça ,do tronco e extreminadedes superiores e ascendentes dos membros inferiores; A lombar se faz nescessária para a região do corpo e é responsavél pela sustentação das cargas. Tendo uma divisão em musculos profundos ,obliquos internos;transverso do abdome e multífideos, já para a superficiais ,obliquos externos eretores espinhais e reto do abdominal.
Segundo Norris; o tronco nescessita do reto abdominal para flexão do tronco para a rotaçõa enclinação e estabilidade no exercicios, os obliquos internos e externos pode ser recrutados dependendo da fibras e sua orientação. Nos dias de hoje se formos analizar qual das doenças do corpo em termos de musculos concerteza sera a lombalgia.
Para Hodges e Richardson o trabalho de atuação do transverso do abdome e preciso,sendo ele mas recrutado nos inicios dos movimentos dos membros. Para a teoria atual a nescessidade de um trabalho para a parede abdominal e de importancia crucial sendo melhor fazela de forma isolada somente para esse determinado músculo, ao em vez de fortalecer todos músculo em geral.
Este artigo aborda o trabalho do transverso do abdome e o quanto da sua impontancia para toda estabilidade do nosso corpo e primordialmente a coluna lombar.
MATERIAIS E METODOS
Foi preciso fazer um analise de artigos em que pudessem favorece o trabalho com a procura de artigos cientificos que auxiliacem o estudo ,de acordo com que podessem ultilizar os trabalhos foram escolhidos os de 1989 a 2007 incluindi tambem buscas no MEDLINE,pubMED,lilas eScielo.ouve uma nescessidade de usa artigos mas antigos mas cimvalores dentro do desejavel para a pesquisa.pois se trata de uma revisão de literatura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESTABILIDADE VERTEBRAL
Para a estabilização da coluna existem sistemas que se interagem entre si para manter o trabalho dessa defesa da musculatura que são elas; o sistema passivo. Onde se enquadram algumas delas,são elas articulação facetaria ,ligamentos espinhais discos invertebrados que participam da estabilidade por meio da viscoelastica. O sistema ativo. O trabalho desse musculo e o controle neural onde ele recebe informações dos sistemas passivo e ativo ,onde o seu papel e captar alterações de equilibrio e deste fazer os ajustes nescessarios atravez do musculo da coluna trabalhando a estabilidade.
Entende-se que quando algum sistema falha outros se estabelecem para dar suporte e fazer a continuidade desses sistemas e isso e inadequado ,causando uma sobrecarga nos pequenos sistemas e isso prove cronicidade da função instabildade vertebral.
O MUSCULOS TRANSVERSO ABDOME
Um importante estabilizador da coluna e o trnsverso do abdome seu trabalho junto com a fascia lombar e a pressão intra-abdiminal e a sua participação na estabilidade lombar. Quando o trabalho começou relacionando os musculos onde as suas insersões na coluna vertebral sendo geradores de estabilidade desta musculatura.percebe-se que o abdomemtem um forte papel em relação os demais musculos do abdomem.
Uma pesquisa mostrou que os musculos abdominais profundos feito atravez do eletromiografia , notou que ele é o principal musculos ativado na pressão intra-abdominal. Os musculos que exercem muito trabalho na estabilização são os multífidos, ou seja transverso do abdomem,obliquos internos eles agem na co-contração antecipando a carga gerada.
Para Hdges e Richardos o tranverso do abdominal trabalha primeiro durante o movimento na sua razão,entende –se que ele é fundamental para o trabalhode estabilidade ,segmentar .noto-se que na antecipação do movimento pelo antagonista o transverso do abdomemtrabalha na rigidez que ascessoria a coluna liberando a coluna de qualquer dor gerada no trabalho de movimentos.
De acordo com Hodgeso trabalho do transverso do abdome isolado de outro musculos, por enterder que ele densecarrega a dor lombalgica ,primeiro Richardos inaltera que deve trabalhar o exercicios espscificos para evitar a flouxidão da articulação sacroiliaca.confome o autor afima ainda que deve-se fazer contrações independentes desse musculo e nescessario para a lombalgia.
O’ Sullivan em 1997 fez estudo comparativo em pacientes com dor lombalgicas que e execultaram exercicios especificos baseado em trabalhos de Richardos e outros, notou ele que o resultado identificaram afetividade na melhoria da redução do transverso fazendo os mesmo principios de treinamentos e tendo uma melhoria dos resultados.
CONCLUSÃO
Entende-se que o musculo do transverso do abdomem tem papel importante na respiração se associado a o musculopelvico ,mas isso não e o objetivo desse estudo , o etudo mostrou a importancia do musculo transverso para a estabilidade e sua interação com alombalgia ,sendo ele importante para o treinamento especifico execultando sua função.
REFERENCIAS:
Richardson CA, Snijders CJ, Hides JA, Damen L, Pas MS, Storm J. The relationship between the transversus abdominis muscles, sacroiliac joint mechanics, and low back pain. Spine. 2002; 27(4):399-405.
Norris CM. Abdominal muscle training in sport. Br Journal Sports of Medicine. 1993;27(1):17-28.
Hodges PW, Richardson CA. Inefficient muscular stabilization of the lumbar spine associated with low back pain. A motor evaluation of transverses abdominis. Spine. 1996;21(22):2640-2650.
O´Sullivan PB, Phyty GD, Twoney LT, Alison GT. Evaluation of specific stabilizaing exercise in the treatment of chronic low back pain with radiologic diagnosis of spondylolysis or spondylolisthesis. Spine. 1997;22(24):2959-2967.
...