Resenha do texto Piaget
Por: Rafael Lima • 8/5/2018 • Resenha • 440 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FLORIANÓPOLIS
RAFAEL VALDIR DE LIMA
RESENHA DO TEXTO JEAN PIAGET
Florianópolis
2015.2
Jean Piaget foi um biólogo que queria saber como uma cabeça que nasce vazia pode adquirir conhecimento, para tentar chegar a essa resposta desenvolveu uma teoria de desenvolvimento cognitivo, chamada de epistemologia genética que dominou o estudo do desenvolvimento nas décadas de 70 e 80, que influenciou várias questões, onde houve uma contrastante mudança de uma abordagem mecanicista para orgânica.
Ele não aceitava as concepções inatistas e ambientalistas. Mesmo não se assumindo racionalista, suas bases eram provenientes das ideias de Kant, mas também fazia uso da biologia Darwinista. Para ele o conhecimento adquirido era proveniente da interação entre sujeito e o objeto, segundo ele o conhecimento não esta formado dentro da cabeça do indivíduo, e nem é adquirido somente das experiências.
Para Piaget não bastava que o indivíduo apenas interagisse com o objeto para adquirir o conhecimento sobre esse objeto, segundo Piaget além da interação era necessário que o indivíduo estivesse desenvolvido cognitivamente para poder absorver o conhecimento, assim ele defendia a ideia de que o ser precisa estar amadurecido para poder absorver o conhecimento. Assim Piaget dividia o desenvolvimento cognitivo em fases: sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e operatório formal.
Na sensório-motor (0 a 2 anos) não há praticamente nenhuma representação interna de objetos, tudo que a criança sabe é baseada na informação que recebe pela ação motora, não há pensamentos abstratos.
No pré-operacional (2 a 7 anos) há um avanço, a criança já consegue pensar sobre imagens representativas não mais somente um objeto físico.
O operacional concreto (7 a 11anos) a criança não apenas se baseia no que já observou, mas começa a classificar o mundo e aprender as relações causadas através das lógicas.
No operacional formal (11 ou 12 anos em diante) a criança tem a capacidade de lidar com metáforas, analogias e outras concepções abstratas, ela começa ser capaz de resolver problemas lógicos de abstração.
Segundo Piaget havia três etapas para que a criança pudesse obter o conhecimento: assimilação, acomodação e adaptação.
A assimilação ocorre quando a criança tem o primeiro contato com o objeto e tenta incorporar esse novo conhecimento ao que ela já possui.
A acomodação é quando ocorrer à mudança em suas estruturas de conhecimento, proveniente da assimilação do objeto.
A adaptação é a soma da assimilação e da acomodação, onde a criança obtém o conhecimento e chega ao equilíbrio.
Para Piaget a assimilação e a acomodação gera o equilíbrio (conhecimento) e para o indivíduo querer adquirir novos conhecimentos ele precisa entrar novamente em desequilíbrio, para que assim possa ser instigado a entrar em equilíbrio novamente.
...