Resumo de Introdução a Ensino a Distância - UNIP
Por: cursosomas • 6/3/2017 • Projeto de pesquisa • 1.536 Palavras (7 Páginas) • 554 Visualizações
1 INTRODUÇÃO À EAD
- Objetivos, justificativa e trajetórias: primeiros passos do (longo) caminho a ser trilhado.
Intenção: apresentar aos nossos alunos o conjunto de conteúdos digitais e materiais didáticos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Objetivo Geral: conhecer os aspectos sociais, culturais e históricos que estão presentes na Educação a Distancia enquanto modalidade de ensino e as diferentes ferramentas e formas de ensino aprendizagem mediadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Objetivos Específicos/Justificativa:
- De antemão, a primeira justificativa seria a de “apresentar as diferenças entre o estudar presencialmente, pratica culturalmente consolidada em nossa sociedade e em sistemas educacionais, como desenvolver e produzir conhecimento em ambientes virtuais e digitais, por meio de ferramentas e tecnologias de comunicação”;
- Realizar um exercício de autoconhecimento e compreensão da Educação a Distancia (EaD) das diversas formas de utilizar as ferramentas de estudo e comunicação”.
Caracteristicas da aprendizagem on-line: (Pallof e Pratt)
- Interação ativa que envolve tanto o conteúdo do curso quanto a comunicação Pessoal;
- Aprendizagem colaborativa evidenciada pelos comentários dirigidos primeiramente de um aluno a outro aluno e não do aluno ao professor;
- Significados construídos socialmente e evidenciados pela concordância ou questionamento, com intenção de se chegar a um acordo;
- Compartilhamento de recursos entre os alunos e;
- Expressões de apoio e estimulo trocadas entre os alunos, tanto quanto a vontade de avaliar criticamente o trabalho dos outros.
- Terceiro objetivo abre as portas do universo digital, que seria “descrever algumas das regras e preceitos que envolvem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como estudar e estabelecer vínculos de relacionamento com os atores envolvidos no cenário educativo da EaD”
- Educação a Distância: Primórdios
- Idade Antiga (Grecia e Roma):
O princípio de estudar é teoricamente à distancia devido quando desenvolvemos o estudo da leitura, observação se observa um distanciamento.
Na idade Antiga o envio de cartas e manuscritos para pessoas morando em locais diversos, foi o primeiro contato de disseminar o conhecimento, pois transmitiam informações científicas e instrução.
Sendo que o volume era muito menos que nos dias atuais devido: ao transporte ser manual, os manuscritos demoravam a serem escritos alem de serem suscetíveis a erros, a necessidade do dinheiro fazendo com que poucas pessoas tivessem acesso ao conhecimento.
- Idade Média (Alemanha):
Criação da imprensa por Guttemberg, transformando os manuscritos em papeis impressos, barateando e aumentando a disseminação do conhecimento.
- Séculos XIX/XX
Houve uma mudança radical devido a disseminação de o conhecimento ficar mais barato e alcança uma quantidade maior de pessoas. A escola entra com um papel importante na tentativa de fazer com que as pessoas procurem desenvolver habilidades para obter maior acesso ao conhecimento a partir da leitura, escrita e escolarização.
No século XIX surgiram os cursos livres de curta duração, feitos por cartas ou correspondências.
- Século XX/XXI
Surgiram os veículos de massa, o rádio, a televisão, telefone e internet. Criaram-se ações governamentais em nosso país produzindo disseminação de conhecimento.
- Internet:
A internet unifica impressos, rádios, TV, por meio de tutoriais.
Desde a Grécia Antiga, passando pela Europa da Idade Media e chegando ao Brasil recém‑urbanizado e industrializado, ler e escrever eram ações destinadas para poucos.
No geral, pessoas da aristocracia e do poder central, assim como certos religiosos, tinham contato com os manuscritos e documentos portadores de informações.
A transmissão de saberes, para o restante da população, era oralizada e repleta de crendices ou informações pouco consistentes.
A democratização do conhecimento e, ao mesmo tempo, a reducao dos custos para a produção de manuscritos ocorre centenas de anos depois, com o surgimento da imprensa, na Alemanha. Assim, os copistas e suas folhas manuscritas sao substituidos pelas folhas de papel tingindo pelas maquinas impressoras, as quais foram organizadas por Gutenberg, em meados do seculo XV
Moore (2008) – EaD dividida em cinco gerações
- Comunicação textual estrita – troca de cartas;
- Radio e televisão – situação passiva de receber o conhecimento e devolvê-lo na forma de atividade;
- Universidades abertas e treinamentos para empresas – cursos direcionados criados por empresas (universidades corporativas), universidades abertas com a disseminação de conhecimento de forma extensiva(curso de extenção)
- Interação a distância – em tempo real utilizando áudio e videoconferência;
- Utilização da internet como um todo – com salas, classes e conteúdos virtuais com o uso da internet;
- Trajetória a ser trilhada: o que é EaD?
Quando um grupo de pessoas permanece em comunicação com outro por períodos estendidos de tempo, a questão se isso constitui uma comunidade aparece.
Comunidades virtuais podem ser: comunidades reais, elas podem ser pseudo‑comunidades, ou podem constituir um tipo de contrato social completamente novo; [Rheingold (1996, p. 7)]
A EaD pode ser considerada “uma modalidade de educação em que professores e alunos estão separados, planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias comunicação. Precisando, efetivamente, do comprometimento do aprendiz, em seu espaço social.
...