O Resumo do Ensino de Arte no Brasil
Por: Aline Costenaro Krüger • 6/11/2022 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Resumo que menciona e explica os principais acontecimentos do ensino de arte do Brasil, desde o período colonial ao contexto contemporâneo, respondendo a seguinte pergunta: como se deu o ensino de arte no Brasil?
Compreender o panorama histórico é muito importante para entender a evolução do ensino de artes no Brasil. Em 1816, durante o reinado do dom João VI chega ao Rio de Janeiro a Missão Francesa com o intuito de formar a Academia Imperial de Belas Artes, que somente teve os seus trabalhos iniciados dez anos mais tarde e que devido ao custo elevado, eram poucos que tinham a oportunidade de estudar Arte. Até o inicio de1900 o ensino do desenho é visto como uma preparação para o trabalho em fábricas e serviços artesanais. A Arte-Educação teve um grande impulso com a semana da Arte moderna no ano de 1922, na qual os artistas definiam Arte como uma ideia livre de expressão, é não como modelo a ser ensinado.
Nos anos seguintes foram dados mais alguns passos em favor do ensino de Artes no Brasil, como o projeto de canto orfeônicos nas escolas, de caráter folclórico e cívico, e também um concurso de desenho para crianças com tema livre.
A primeira "Escolinha de Arte" é criada no Rio de Janeiro, no ano de 1948, com a finalidade de desenvolver a autoexpressão e a prática. Na década 60 o movimento da Bossa Nova envolve a sociedade e influencia o ensino de Artes nas escolas de todo país, com a tendência da livre expressão. No ano de 1971 com a instituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Artística passa a fazer parte do currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio, sendo incluso no ensino as artes plásticas, a educação musical e artes cênicas.
A partir desse avanço surge os primeiros cursos de licenciatura em Arte, voltados à formação de professores capazes de ensinar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico. Em 1989 Ana Mae Barbosa, uma educadora brasileira, pioneira em arte-educação sistematizou a Proposta Triangular, que envolve as ideias de ler imagens, fazer e estudar a história da Arte. A proposta traz a novidade introduzir obras como referência para os alunos.
Somente em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio. Estabelecendo os parâmetros curriculares nacionais que definem que ela é composta de quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro. Com isso a Arte se consolidou nas escolas, não sendo mais reconhecida como Educação Artística, e sim como disciplina que possui conteúdos próprios e que deixou de ser uma simples atividade para se tornar parte da cultura e de maneira significativa.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2009.
...