TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auto Medicação Em Estudantes De Enfermagem

Por:   •  6/12/2023  •  Projeto de pesquisa  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

.                          INTRODUÇÃO

A automedicação é a forma de fazer uso de medicamentos por conta própria, sem ao menos consultar um médico. Uma pratica utilizada em todo o mundo, independente de cultura ou posição social, a fim de amenizar sintomas presente, podendo assim trazer sérios riscos a saúde. Algumas pessoas procuram essa pratica por simplesmente acreditarem que conhece a doença, ou que, os sintomas que o amigo, parente ou vizinho teve é muito relacionado ao seu. Inclusive podemos considerar a falta de tempo, acesso aos serviços de saúde, ou de recursos para procurar um medico, apegando-se então a compra de medicamentos sem prescrição, e assim consumidos de forma indevida pela grande maioria da população.

Trata-se de uma medida atenuante, pois minimiza os sinais e sintomas, No entanto não soluciona propriamente o problema, e a patologia pode ainda agravar (BAGGIO; FORMAGGIO, 2008). Utilizar medicamento sem o conhecimento da causa especifica, é comprometedor e inadequado, devido a camuflagem da doença, ou resistência bacteriana, podendo assim acarretar mais malefícios, do que benefícios ao paciente, e com isso trazer sérias complicações devido ao tratamento inadequado, como dosagem, posologia, e reações adversas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2021) “calcula que mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada. Além disso, metade de todos os pacientes não faz uso dos medicamentos corretamente”. A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária afirma que “automedicação, principalmente neste momento de pandemia, tem preocupado ainda mais as autoridades sanitárias em todo o mundo. É preciso que as pessoas se conscientizem dos riscos reais dessa prática, que pode causar reações graves, inclusive óbitos” (ANVISA, 2021).

Sabe-se que a indústria farmacêutica tem uma longa e extensa variedade de medicamentos, e a sua comercialização é de fato uma forma de influenciar a utilização do mesmo, onde há um grande impulso para a pratica da automedicação, proveniente das autoridades, mídias e plataformas digitais, tornando assim cada vez mais excessivo o seu consumo. Com todos os problemas que acarretam a automedicação, a acessibilidade aos fármacos em mercearias de bairro, entrega delivery , e as famosas “farmacinhas” residenciais, facilitando ainda mais essa pratica
Diante disso, sugere-se a educação em saúde desses estudantes
com a intenção de construir e executar a pratica de não apenas cuidar de si, mas do próximo.

1.1- JUSTIFICATIVA

O novo Corona vírus (Sars-CoV-2) provocou uma situação global conhecida como pandemia, caracterizada pela disseminação e ocorrência de uma doença em todos os continentes do planeta. Neste cenário, que levou ao adoecimento de uma boa parte da população e à internação hospitalar de milhares de pacientes em todo o Brasil, muitos deles com quadros graves de infecções pulmonares e outras complicações (ANVISA,2020).

A busca pela sobrevivência era de fato o que importava no momento presente, contudo o consumo por medicamentos teve um aumento relevante em todo país, onde um numero significativo da população, sem evidencias cientificas, fez uso preventivo e terapêutico desses fármacos, tornando o consumo de: analgésicos, suplementos de vitaminas de A-Z, ivermectina, azitromicina, hidroxicloroquina serem adquiridos alarmantemente.
A pesquisa torna-se relevante devido ao consumo desses medicamentos de maneira indevida, sendo capaz de causar danos futuros a saúde, como interações medicamentosas, intoxicações, dependências química, resistência ao medicamento, entre outros. Em vista disso o estudo busca a priorização de aspectos que possam contribuir para que os estudantes de enfermagem não executem mais a pratica da automedicação.

2.                                2.1- OBJETIVO GERAL

Identificara pratica da utilização de medicamentos sem prescrição medica entre os alunos do curso de enfermagem.

2.2 OBJETIVO ESPECIFÍCO

  • Conhecer se os estudantes praticam a automedicação
  • Identificar os medicamentos mais utilizados para automedicação;
  • Conhecer se os estudantes vivenciaram efeitos colaterais durante o uso dos medicamentos na automedicação.
  • Identificar a motivação para automedicação.

3.                                METODOLOGIA

3.1 Tipo do estudo

A pesquisa exploratória descritiva será realizada com estudantes do curso de graduação em enfermagem na Unissau, no município de Caruaru, Pernambuco, localizada as margens da BR 104.

                            3.2 População

A população estudada foi com 172 alunos, dos 198 que compõe a instituição, procurando métodos que pudessem contribuir na automedicação desses estudantes de enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (194.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com