A LEUCEMIA COM ÊNFASE NA ADOLESCÊNCIA (12 A 18 ANOS)
Por: samia2312 • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.987 Palavras (12 Páginas) • 253 Visualizações
INSTITUTO TAUBATÉ DE ENSINO SUPERIOR – ITES
INSTITUTO CIÊNCIAS DA SAÚDE – ICS
LEUCEMIA COM ÊNFASE NA ADOLESCÊNCIA (12 A 18 ANOS)
Trabalho para obtenção de crédito na Disciplina de
Atividades Práticas Supervisionadas
Docente - Prof.ª
TAUBATÉ – SP
2019
INSTITUTO TAUBATÉ DE ENSINO SUPERIOR – ITES
INSTITUTO CIÊNCIAS DA SAÚDE – ICS
LEUCEMIA COM ÊNFASE NA ADOLESCÊNCIA (12 A 18 ANOS)
Trabalho para obtenção de crédito na Disciplina de
Atividades Práticas Supervisionadas
Docente - Prof.ª
TAUBATÉ – SP
DEDICATÓRIA
Dedicamos esse trabalho primeiramente à Deus e a nossa família, que foi meu maior apoio nos momentos de inquietude, nos impulsionando todos os dias com palavras de apoio.
AGRADECIMENTO
Agradecemos primeiramente à Deus pelo dom da vida e por nos proporcionar chegar ao fim desta etapa.
Ao Instituto Taubaté de Ensino Superior, ao corpo docente, direção e administração que sempre estiveram dispostos a ajudar e a contribuir para um melhor aprendizado.
A Coordenadora do curso, Profº Msc. e, a todos os professores por proporcionarem o conhecimento, não apenas racional, mas a manifestação do caráter e afetividade da educação no processo de formação profissional.
A nossa orientadora Profº pela paciência e dedicação ao longo deste trabalho.
Enfim a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação.
“Não devemos chorar muito tempo pelo que deu errado em nossas vidas ...
Chorar apenas pra tirar a tristeza do coração e então se levantar ... bater a poeira ...
E recomeçar a caminhada rumo a felicidade”
(Lílian Tassara - Vencendo a Leucemia)
SIGLARIO
E.U.A. - Estados Unidos da América
ICS - Instituto de Ciências da Saúde
INCA - Instituto Nacional de Câncer
ITES - Instituto Taubaté de Ensino Superior
LLA¹ - Leucemia Linfoblástica Aguda
LLA² - Leucemia Linfoide Aguda
LMA - Leucemia Mieloide Aguda
SP - São Paulo
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8
OBJETIVOS 9
A DOENÇA E SEUS PRINCIPAIS TIPOS 10
SINAIS E SINTOMAS 12
TRATAMENTO 13
A VIVÊNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DA LEUCEMIA 14
TIPOS DE TRATAMENTO 15
AÇÕES DE ENFERMAGEM 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda a definição de leucemia, como e onde ela ocorre, seus principais tipos e características, sintomatologia com ênfase no público adolescente (12 a 18 anos), simultaneamente discorrendo sobre as mudanças na vida do paciente e seus familiares, desde o diagnóstico até o tratamento.
Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, a leucemia é uma patologia maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. A Leucemia Linfoblástica Aguda, a Leucemia Mieloide Aguda e Leucemia Linfoide Aguda são tipos mais recorrentes nos jovens.
Cerca de 5.000 adolescentes entre 15 e 19 anos são diagnosticados com câncer anualmente nos E.U.A., o que representa 1% de todos dos cânceres (American Câncer Society - 2017). Já no Brasil é estimado que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 12.500 novos casos de câncer em crianças e adolescentes (até os 19 anos). (INCA - 2018).
Os principais sintomas que se manifestam são: febre, palidez, fraqueza, fadiga, dor, sensibilidade óssea, cefaleia, vômitos e sangramentos (petéquias, equimoses, epistaxe). As mudanças na vida do paciente e seus familiares se dão em todos os aspectos (físicos, emocional, espiritual, psicológico, interpessoal, alimentar, social).
OBJETIVOS
Objetivo Geral: orientar os adolescentes sobre a doença.
Objetivo Específico: explicar o processo do adoecimento para o cliente.
Orientar as ações de Enfermagem e o processo de tratamento aos familiares.
A DOENÇA E SEUS PRINCIPAIS TIPOS
Segundo Maria Regina Andrade de Azevedo a Leucemia constitui uma proliferação neoplástica generalizada de células hematopoéticas oriundas de um mesmo clone (monoclonalidade), com ou sem envolvimento do sangue periférico.
O defeito reside em uma ou mais alterações genéticas que atingem a célula tronco ou células progenitoras da medula óssea acarretando à expressão anormal de protoncogenes (oncogenes celulares) ou antoncogenes.
Oncogenes são genes altamente conservados pela evolução, responsáveis pelo crescimento, multiplicação e diferenciação celular normal. O produto codificado, por estes genes incluem proteínas reguladoras do ciclo celular à exemplo dos fatores de crescimento e seus receptores, proteínas sinalizadoras, fatores transcricionais, ciclinas e cinases.
Antioncogeneses ou genes supressores de tumor, codificam proteínas capazes de bloquear a divisão celular ou induzir a apoptose de células com material genético alterado. Como exemplo destes podemos citar o gene Rb (retinoblastoma) e o gene p53.
Ocorre que anormalidades citogenéticas primárias (causa direta da transformação maligna) ou secundárias (resultantes da instabilidade do genoma da célula maligna) originam um clone de células com potencial de sobreposição à população normal de células devido à perda de controle do ciclo celular.
...