TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE O ACOLHIMENTO EM UNIDADE DE SAUDE DA FAMÍLIA

Por:   •  29/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR

CURSO DE ENFERMAGEM

LETÍCIA DE JESUS TORRES

A PERCEPÇÃO DO USUARIO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE O ACOLHIMENTO EM UNIDADE DE SAUDE DA FAMÍLIA

São Luis

2017

LETÍCIA DE JESUS TORRES

A PERCEPÇÃO DO USUARIO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE O ACOLHIMENTO EM UNIDADE DE SAUDE DA FAMÍLIA

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Seminário de Pesquisa para obtenção de nota do 2ª bimestre.

São Luis

2017

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        OBJETIVOS        7

2.1        Geral        7

2.2        Específicos        7

4        METODOLOGIA        8

3.1        Tipo de estudo        8

3.2        Local do estudo        8

3.3        População e amostra        8

3.5        Instrumentos de coleta de dados        9

3.6        Coleta dos dados        9

3.7        Análise dos dados        9

3.8        Aspectos éticos        9

4        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        10

5        ORÇAMENTO        11

REFERÊNCIAS        11

1  INTRODUÇÃO:

O Sistema Único de Saúde (SUS), garantido pela constituição federal de 1988 e regulamentada pelas leis orgânicas de saúde 8.080 e 8.142 de 1990, constitui grande avanço na consolidação da reforma sanitária Brasileira. Entretanto, ainda enfrenta o desafio de implementar um modelo de atenção integral à saúde dos indivíduos, famílias e comunidade. Esse modelo pós-reforma, representado pelo SUS, consolida conceitos e práticas como acolhimento, humanização, acesso universal, integralidade da atenção e vínculo, com objetivo de resgatar a relação entre os sujeitos sociais. (VASCONCELOS; GRILLO; SOARES, 2009).

A implantação da política Nacional de Humanização e gestão do SUS propôs a humanização como norteadora das práticas de saúde em todas as instâncias do Sistema Único de Saúde “é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo o usuário e assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários” (BRASIL, 2006, p.21).

O acolhimento surgiu a partir das discussões sobre a reorientação da atenção à saúde, sendo elemento fundamental para a organização da assistência em diversos serviços de saúde, direcionando a modificação do modelo tecnoassistencial. É um dispositivo que vai além da recepção ao usuário, ele considera a situação da atenção a partir da sua entrada no sistema (HENNINGTON, 2005).

Através do acolhimento espera-se desempenhar o exercício dos princípios do SUS de universalidade e equidade na relação entre serviços de saúde com os usuários. Sendo assim, o termo é muito mais que o ato de receber, mas também uma sequência de ações que compõem o processo em atendimento

de saúde. O acolhimento propõe em sua organização, que o usuário seja o centro, tendo como princípios: atender todas as pessoas que buscam os serviços de saúde; reorganização do processo de trabalho, saindo do modelo médico-centrico para equipe multiprofissional; e aprimoramento da relação entre usuário e equipe de saúde. (CAMPOS et al, 2010).

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) recomenda não só a estruturação de um serviço de saúde organizado para assumir sua função central de acolher, escutar e oferecer uma resposta positiva capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população e de minimizar danos e sofrimentos, como também se responsabilizar pela resposta ao usuário, ainda que ofertada para outros pontos de atenção da rede. Assim, relaciona-se o acolhimento com gestão do cuidado e processo de trabalho, entendendo-o como múltiplo e singular em sua dimensão de produção de saúde (BRASIL, 2011).

Portanto, busca-se no acolhimento romper e eliminar as barreiras que dificultam o acesso dos usuários aos serviços básicos de saúde, reorganizando o processo de trabalho colocando a equipe a frente para acolher, entender e ouvir com atenção o usuário, possibilitando condições de vínculos permanentes entre usuários e equipe de saúde. É muito mais que um fenômeno verbal, porém ele permite identificar as necessidades do usuário, possibilitando assim, ações para melhorar e satisfazer as necessidades da população.

Diante de tais afirmativas, torna-se importante avaliar o processo de acolhimento prestado em unidades básicas de saúde dando voz aos usuários na perspectiva de identificar suas dificuldades, bem como os pontos positivos nas unidades de atenção primária. Nesse sentido, surgem as seguintes indagações: qual a percepção do usuário em relação ao acolhimento? E qual o reflexo na qualidade da atenção?

Justifica-se analisar acolhimento em unidade básica de saúde da família pela necessidade de se conhecer o que de fato ocorre durante a realização em saúde.

Assim, essa pesquisa torna-se relevante, pois espera-se que contribua de maneira significativa para melhoria na qualidade, em relação a atenção oferecida aos usuários, uma vez que possibilitará as equipes em geral uma reflexão da forma que esse atendimento vem sendo prestado.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

  • Conhecer a percepção dos usuários da atenção primária sobre o processo de acolhimento na unidade básica de saúde da família.

2.2 Objetivos específicos

  • Avaliar o processo de acolhimento prestado aos usuários da atenção primária;
  • Identificar as necessidades e dificuldades, bem como os pontos positivos nas unidades básicas de saúde.

3  METODOLOGIA

Neste item serão descritos, o campo de estudo, os participantes, o método de coleta e análise das informações, e os aspectos éticos adotados neste estudo.

3.1 Tipo de estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com